Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 12 de abril de 2017

“Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitem. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo.” Mary Wilkins


Cientistas estudaram o vínculo humano-animal e descobriram os diversos benefícios para a saúde quando se tem um felino em casa. Apreciem:

gatos de estimação fazem bem à saúde
  • 1. Eles melhoram o seu sistema cardiovascular
Estudos realizados na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que aqueles que não possuíam gatos eram 30 a 40 por cento mais propensos a morrer de doença cardiovascular quando comparados àqueles que tinham os felinos em casa. Infelizmente, os donos de cães não colhem esses mesmos benefícios. Outros estudos mostram que a chance de morte por ataque cardíaco súbito também cai entre os donos de gatos. Um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostrou que os donos desses animais eram mais propensos a sobreviver a um ataque cardíaco. Além disso, ter um gato pode reduzir o risco de derrame em até um terço, de acordo com o estudo da Universidade de Minnesota.
  • 2. Eles aumentam o seu sistema imunológico
Ter um gato proporciona a melhoria do apoio social, reduz a depressão e faz com que a pessoa ria mais e até mesmo faça mais exercícios. Todos esses factores juntos fazem o sistema imunológico funcionar melhor. Os gatos também podem saber quando você não está se sentindo bem e surpreendentemente podem te reconfortar.
  • 3. Reduzem alergias e problemas respiratórios
Crianças criadas com gatos ao redor, desenvolvem imunidade a alérgenos na infância precoce. Estudos mostram que a incidência de problemas respiratórios (incluindo asma) cai em crianças que estão expostas a gatos nos seus primeiros anos. Além de reduzir alergias, esses mesmos estudos descobriram que as crianças criadas com animais parecem desenvolver maior empatia pelos sentimentos dos outros e são capazes de se relacionar melhor com outras pessoas.
gatos de estimação fazem bem à saúde
  • 4. Ajudam a baixar a pressão arterial
Cuidar de um gato pode ser um calmante natural e ajuda a reduzir a pressão arterial. Estudos realizados na Universidade de Nova York, descobriram que as pessoas com animais de estimação tinham pressão arterial mais baixa do que aqueles que não tinham. Estudos também descobriram que crianças com hipertensão tinham menor pressão arterial enquanto cuidavam do cachorro ou gato.
  • 5. Ajudam a diminuir seu colesterol e triglicéridos
Sabemos que exercício e alimentação saudável são essenciais para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos. No entanto, estudos mostram que um gato também pode ajudar nisso, como o que foi realizado em 2006 no Canadá.
  • 6. Ajudam a curar ossos e músculos
Pode parecer surreal, mas é verdade. Isso acontece com o ronronar dos gatos. Eles ronronam em uma frequência entre 20 a 140 hertz (Hz) e, ao que tudo indica, tem efeitos terapêuticos. Verificou-se que os ossos cicatrizam melhor em frequências de 25 Hz e 50 Hz. Além disso, essa mesma frequência cura tecidos como músculos, tendões e ligamentos, além de amenizar infecções e inchaços.
  • 7. Eles reduzem o stress e ansiedade
Na vida stressante dos dias de hoje, interagir com um animal de estimação pode trazer a criatividade e o bem-estar de volta à sua vida. Cuidar de um gato e dar-lhe carinho  pode ajudar a tirar da sua mente as preocupações, reduzindo seus níveis de ansiedade e stress. Gastar apenas alguns minutos com seu animal de estimação pode reduzir o cortisol (hormona do stress) e aumentar a serotonina, a hormona da felicidade, que não só faz se sentir melhor como também reduz as dores.
gatos de estimação fazem bem à saúde
  • 8. Melhora o humor e diminui níveis de depressão
Os gatos infelizmente têm uma reputação de serem animais individualistas e insensíveis, o que não é verdade. Na verdade, eles são muito companheiros. Foi comprovado que a companhia de um gato ajuda a melhorar o humor e até colabora em um tratamento de depressão.

  • 9. Diminui a sensação de solidão
Conectar-se com um gato é uma forma de interacção social. Se tem um pequeno grupo de amigos ou família que vive longe, o seu gato pode ajudar a aliviar os seus sentimentos de solidão. O apoio social fornecido pelo seu animal de estimação, por sua vez, pode incentivá-lo a interagir mais com outras pessoas também.
  • 10. Ajuda a diminuir os gastos com saúde
Estudos comprovaram que as pessoas que têm um gato de estimação vão menos ao médico ou ao hospital. Clínicas e hospitais também colocam gatos como parte de tratamentos de saúde, assim como escolas de estudantes com necessidades especiais.

- De que é que estão à espera para terem um gato como companhia ? 😆

11 comentários:

  1. Eles são muito graciosos e quem bom você nos compartilhar Fê.
    bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. Eles são lindos e fazem muito bem! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente querida amiga, só quem tem um é que sabe como eles enriquecem a vida ,maravilhosa partilha, muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar
  4. Raios, Fê, o teu post é tão sugestivo que quase me convenceste a partilhar o meu espaço com um gato! Mas, bem vistas as coisas, nem preciso. Os gatos dos meus vizinhos (uns seis ou sete) parecem ter adoptado o meu terreno, cirandando por aqui como se estivessem em território demarcado. Não é isso, ao fim e ao cabo, o que eles gostam? Eu, pela parte que me toca, não os incomodo. Eles, a seu modo, retribuem, pois nunca mais vi por aqui vestígios de ratos do campo. :)

    Uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Há várias dezenas de anos que cientistas estudam influência positiva que os animais têm na saúde humana. Quer seja uma criança, um adulto, um idoso ou uma pessoa doente, a verdade é que para além de serem uma excelente companhia, os animais de estimação fazem bem à saúde, são uma boa companhia e verdadeiros amigos. Eu amo animais.
    Desejo uma Feliz Páscoa pra você e os teus.
    Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias.
    Boa semana e uma Feliz Páscoa!
    Abraço!
    Um beijo Maria Fernanda.

    ResponderEliminar
  6. Não tenho dúvidas nenhumas do que está acima escrito. Eu não consigo viver sem gatos. De momento tenho uma há seis anos, mas ando a ver se adopto outro. As minhas filhas amam de paixão a gata, o que me deixa absolutamente derretida.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma gatinha maravilhosa e confirmo tudo! :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Fê,passando para lhe desejar uma Feliz Páscoa.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto deles e esta postagem está muito a meu gosto.
    Aliás eu gosto de ler tudo sobre os gatos, e há coisas que só quem tem esses animais é que pode entender.
    desejo uma Santa Páscoa para ti e a tua família.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  10. Eles são uma mais valia na nossa vida. Nada consegue resistir à presença deles.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody