Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Como cuidar de um gato persa


O gato persa tem as suas origens na antiga Pérsia – hoje Irão – e é, simultaneamente, uma das espécies mais antigas e mais populares do mundo. Os gatos persa destacam-se pelo seu focinho achatado e pelo comprido, resultando numa beleza invulgar que qualquer apaixonado por gatos goste de apreciar… mas também é necessário saber cuidar de um gato persa.

Perfil de um gato persa

Fisicamente, os gatos persa são bonitos e até um pouco invulgares: temos um pelo bastante comprido e grosso (por vezes parece termos duas camadas de pelo… é pelo que nunca mais acaba e do qual nos orgulhamos muito!), pernas curtas e grossas, uma cauda curta e estreita, uma cabeça larga, orelhas afastadas, bochechas cheias, olhos grandes e um focinho achatado. Pode não parecer grande coisa, mas a nossa beleza é inigualável, tanto até que existem gatos persa de diferentes cores e ostentando marcas distintas. Em termos de temperamento, não podíamos ser mais agradáveis: somos independentes, tranquilos e extremamente caseiros, no entanto, somos muito amigos dos nossos donos (estamos sempre a mimá-los com carinhos!) e simpáticos com desconhecidos. A limpeza é o nosso ponto de honra, adoramos miar à hora da refeição e somos muito exigentes relativamente à comida e, talvez por tudo isso, nos tornamos um pouco previsíveis… mas é sempre bom saber com o que contamos, não é? Basicamente, os nossos donos adoram-nos!

Cuidar do pelo de um gato persa

Cuidar do pelo de um gato persa é a principal responsabilidade de quem decide adoptar esta espécie e o primeiro passo para assegurar a nossa beleza é manter-nos dentro de casa (nós não nos importamos, a sério!). Ao ficarmos restringidos ao interior da casa, é mais fácil manter o nosso pelo impecável e brilhante, o que já assim é uma tarefa diária e minuciosa. Deve começar por pentear o nosso pelo por completo com um pente de metal comprido, dando particular atenção às zonas mais problemáticas (com mais tendência para criar nós!) que são as pernas traseiras, o interior das pernas dianteiras, a barriga, o peito, debaixo do queixo e por de trás das orelhas. De seguida, e com uma escova apropriada, deve escovar muito bem o pelo para estimular o seu crescimento e assegurar o seu aspecto brilhante. Repita diariamente! Deve ainda habituar o seu gato persa a banhos regulares – não apreciamos particularmente a água, mas tudo a bem da beleza! Se iniciar os banhos desde que somos pequeninos, habitua-mo-nos mais facilmente e a verdade é que é uma das formas mais eficazes de proteger o nosso pelo precioso. Os resultados? Um gato persa lindo, saudável e com muito menos bolas de pelo irritantes. Prrrrrrrrrrrr….

Cuidar dos olhos, orelhas, dentes e unhas de um gato persa

Como qualquer outro felino que se preze, também nós, os gatos persas, asseguramos a nossa higiene diária, mas às vezes necessitamos da ajuda dos nossos donos, principalmente no que toca a quatro zonas do nosso belo corpo. Uma delas são os olhos: grandes e bonitos, os nossos olhos conferem-nos muita personalidade, mas como são tão extensos, nem sempre conseguimos limpá-los em profundidade e por completo. Precisamos que o nosso dono passe um pequeno pano embebido em soro fisiológico em torno dos olhos para evitar aquele olhar lacrimejante desagradável. Adicionalmente, precisamos de uma limpeza semanal dos ouvidos, que acumulam uma quantidade de cera que até a nós nos assusta: mune-se de um cotonete e limpe com muito cuidado… avisamos que mesmo assim vamos tentar fugir, mas no fundo sabemos que é para nosso bem! As nossas unhas precisam de ser cortadas regularmente e, embora a pedicure não é algo que apreciamos particularmente, compreendemos que as nossas unhas podem ser um problema, para a vossa mobília e para a vossa pele. Por fim, e só porque ainda não sabemos lavar os dentes, contamos convosco para manter os nossos dentes brilhantes e a nossa boca saudável (adquira uma escova e pasta dentífrica adequada a gatos)… é que o mau hálito felino é de fugir! Meowwww….

Alimentação

Para manter o nosso pelo brilhante e sedoso, assegurar a nossa beleza e longevidade (podemos viver entre 15 e 20 anos!), uma alimentação saudável é fundamental para o gato persa. Enquanto um gatinho persa necessita de comer pelo menos 4 vezes por dia, um gato persa adulto come apenas 2 vezes por dia – a ementa deve ser principalmente composta de ração seca e comida enlatada, sem esquecer algumas guloseimas de vez em quando. Para além da comida de gato, manter o bebedouro cheio de água é fundamental para assegurar os nossos níveis de hidratação – evite dar-nos leite, não é a melhor bebida, nem para os gatos persa, nem para as outras espécies de gatos.

Brincadeira

Não é que não gostamos de brincadeira, simplesmente preferimos o repouso absoluto, por isso, não estranhe se o seu gato persa não se movimentar muito. Não somos, nem de perto, nem de longe, do tipo de felino de andar a correr pela casa inteira, a saltar de mobília em mobília. Preferimos estar enroscados no sofá ao lado dos nossos donos ou esticados ao sol para que todos possam admirar a nossa beleza. Dormir é o nosso passatempo preferido, por isso, não se preocupe, deixe-nos estar, estamos bem assim… principalmente se os olhos do nosso dono estiverem a admirar-nos!

tirei daqui

14 comentários:

  1. Hummm...adoro estes gatos!
    Pena ser alergica a pelo de animais....senão teria um na certa.

    Bjinho cheio de luar

    ResponderEliminar
  2. Oi Fê! Os gatinhos da foto são lindos mesmo. A Susaninha também escova ao Thomas e a mim, todos os dias. Quando a vemos pegar a nossa escova já saímos correndo, pra conseguir o primeiro lugar na escovação. É muito gostoso...recomendo.
    Lambidas brilhantes.

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Adorei este blog sobre gatos. E esta matéria sobre cuidados com os gatos da raça persa está tudo de bom.

    Eu, como preparadora de gatos de exposição, adorei!!!

    Fique à vontade para visitar meu blog, também sobre gatos, mas que aborda a parte mística, esotérica e misteriosa deles.

    Beijo grande,
    Valéria.
    (www.peludosecharmosos.com.br/blog)

    ResponderEliminar
  4. Tanto gatinho lindo, nao sou amante de Gatos, gosto mais de Dogs.
    Mas gostei de ver estes gatinhos lindos
    Desculpe ter entrado sem bater,mas nao vi porta, entrei, gostei, comentei.
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por estes conselhos. Acabaram de me oferecer um gato persa de 2 meses. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. tive uma gatiha com o nome de chica foi e continua sendo minha melhor companheira e amiga que ja tive em toda minha vida.Mas infelizmente tem três messes que perdir a minha amiga e me sinto muito triste,mas um dia iremos nos encontrar do outro lado e tenha certeza que vou matar a saudade que palpita em meu coraçaõ,obrigado deus por ter me dado essa oportunidade,isso sim que e o verdadeiro amor,e posso dizer que conheci o verdadeiro amor,nos nos amava-mos muito.Obrigado Chica por você ter existido na minha vida.Em homenagem a minha amiga e companheira Chicaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  7. ACABEIIII de ganhar Marrie minha persa branca

    ResponderEliminar
  8. Hoje obriguei minha humana a ler direitinho este post, eu sou um exótico, o que me torna um quase persa, tá um pouco melhor que eles, nào me faltando modestia...rsrs...A Juju é uma autentica persa. Então fomos firmes, afinal ela tem que saber cuidar muito bem da gente...bom devo dizer que ela já sabe, mas toda ajuda é bem vinda. Ronrons do Shake

    ResponderEliminar
  9. ADOROOOO GATOS...AMO DE PAIXAO

    ResponderEliminar
  10. Estamos aguardando a chegada de "Yemine" ou "Ravi", ainda não sabemos se será uma gatinha ou gatinho. Só sabemos q já amamos de paixão.E vcs nos ajudaram bastante com essas informações.Bjus.

    ResponderEliminar
  11. oi procuro um PERSA pessoal amoo gatos e agora não consigo encontrar uma gatinha PERSA pra mim obrigado

    ResponderEliminar
  12. meu email vivipittaluga@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. PROCURO UMA GATINHA PERSA QUEM TIVER ENTRAR EN CONTATO COMIGO OBRIGADO AMOOO GATOS

    ResponderEliminar
  14. Eu sou alérgica a fungo e ácaros e tenho crises horrível. Tenho uma yorkshire que faz coçar tudo ( garganta, ouvidos e olhos) ao mesmo tempo. Pois bem, a veterinária tinha me dito qdo ganhei uma persa q não teria alergia, pois a Persa o pelo da persa é como os cara de raça d'Água ( tipo o west terrier) não dão alergia e qdo dão o sintomas são mínimos. Achei maior balela aquela conversa, pois eu sou de fato alérgica crônica. Acredita que minha gata persa dorme comigo, vive no meu colo e NUNCA me deu uma crise alérgica. Tenho dó da minha yorkshire pois nunca pude pegá-la no colo e ela morre de ciúmes, meu marido q fica mais com ela. Se vc ñ tem uma persa por conta de alergia eu te asseguro q vc pode providenciar uma hj mesmo. E esqueça td q ouviu sobre gatos! O persa é único! Super apegada e carinhosa. A minha qdo chego em casa ela já corre para meu colo.

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody