segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Cama do Gato e do Cão


Como escolher a melhor cama para o nosso animal de estimação
Quando temos animais de estimação em casa existem algumas preocupações naturais, sendo uma delas o local onde eles vão dormir. A cama do gato ou do cão é uma das preocupações mais importantes e que não pode adiar, pois deverá ensinar o seu amiguinho mal este chega a sua casa sobre qual o local apropriado para dormir.
Como sabe, tanto os gatinhos como os cachorrinhos passam a maior parte do dia a dormir, 18 e 14 horas respetivamente, por isso o local onde o fazem deve ser adequado às suas necessidades, para que durante o sono, os nossos amigos possam estar confortáveis e conseguir assim descansar da melhor forma.

Será que os animais devem dormir consigo na cama?

Não há nada que nos diga que os nossos cães e gatos não podem dormir connosco, desde que bem limpos e que estes não tenham doenças.
Contudo existem ocasiões em que queremos a cama só para nós, como nas noites quentes de Verão, por isso temos de ver todos os prós e contras antes de tomarmos essa decisão. Os nossos amigos não gostam que um dia possam dormir connosco e no dia a seguir já não possam, por isso o nosso conselho é que considere bem todas as opções e verá que o mais adequado será o seu amigo ter a própria cama, quanto mais não seja para poder escolher o local onde quer tirar um bom soninho.

Como escolher a melhor cama para gato ou cão?

Quando estiver a escolher a cama para o seu amigo, deverá ter em consideração os seguintes fatores:
  • A idade do seu amigo;
  • O seu peso;
  • O tamanho do amiguinho;
  • A densidade do colchão;
  • Se os materiais da cama são materiais que duram ou não;
  • Se os materiais são fáceis de lavar ou não;
  • Se dá conforto ao seu amigo;
  • Se é à prova de água;
  • Se conserva o calor do animal.
Quando estiver a procura da cama para o seu pequenino deverá ter em conta a idade pois imagine, que agora o seu amigo é pequenino e vai ter duas hipóteses, ou compra um cama pequena, onde a densidade do colchão não necessita de ser muito elevada e quando este crescer volta a comprar uma nova cama, ou compra já uma cama com as características indicadas para quando o seu bichaninho crescer.

Quando eles são pequeninos

Se pretender comprar uma caminha que sirva apenas para quando são pequenos, então deverá optar por uma cama baixa, não necessita de ser muito grande (contudo deverá ter espaço para o bichaninho se esticar sem sair da cama), a densidade do colchão não é necessário ser muito elevada pois o animal ainda tem pouco peso, convém ser à prova de água e fácil de lavar pois como ainda são pequeninos ainda se podem descuidar algumas vezes, como é obvio o conforto deverá estar sempre presente, deverão ser propicias a que o seu bichaninho queira estar lá o mais tempo possível.

Quando eles já são grandes

À medida que o seu amigo vai crescendo vai ter necessidades diferentes, por isso a cama deverá ser grande, tendo assim espaço para dormir da forma que ele quiser (enroscado ou esticado), a densidade do colchão deverá ser proporcional ao peso do animal (quanto mais pesado o animal, mais denso deve ser o colchão), deverá ser fácil de lavar, à prova de água e deve conservar o calor. O conforto deverá estar presente como normal.
Tanto os cães como os gatos vêm na cama um local seguro e confortável, por isso esta deverá adequar-se as suas necessidades e exigências, existem assim muitos estilos de camas para que tudo possa ser avaliado e dar ao seu amigo o melhor.
Tipos de camas:
  • Camas de dois andares, para o caso de ter dois animais e não queria ter duas camas;
  • Camas redondas, para os animais que gostam de dormir enroscados;
  • Camas com diversas formas, em forma de casota, casa, bola, etc;
  • Camas colchão, onde é apenas um colchão mais grosso que constitui a cama;
  • Camas quadradas, este é o tipo de cama mais visto quer para cães quer para gatos;
  • Camas finas, este tipo de cama é visto mais em gatinhos, é apenas constituída por um tapete fino.
Quando se faz um investimento para os nossos filhotes tem-se sempre tendência a querer o melhor para eles e por isso é recomendado que os materiais da cama tenham uma boa durabilidade, evitando assim que ande sempre a comprar camas novas gastando dinheiro desnecessáriamente.

fonte: Mundo dos Animais

9 comentários:

  1. Muito útil esta postagem
    Adoramos, amguinhos
    Tenham uma linda semana
    Lambeijinhos e Ronrons de
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

    ResponderEliminar
  2. Eu achei tudo muito interessante mas eu prefiro a cama da mamãe mesmo! O problema é que ela é muito pão-dura e não compra caminhas pra gente! Só a Luna tem uma caminha de tecido mas ela gosta de arranhar a cama e já está rasgando...
    Lambidas da Pink

    ResponderEliminar
  3. Aqui em casa é uma disputa pelas caminhas, os gatos tem as suas e Mel a dela, mas o caso é que tem uma das caminahas, que chamo de "cafofo" que todos adoram! Aí já viu neh?! rs
    tenho até que fazer outra pra ver se resolve esse problema! rs
    Mas agora o Cookie resolveu fazer da mesa do computador sua caminha, é só ele sentir sono, que ele corre e pula pra tirar uma sonequinha na mesa! hehehe

    Beijos e lindo dia ;)

    ResponderEliminar
  4. interessante!

    os meus não respeitam as camas e de vez em quando sobram camas ou faltam

    depois é um arraial de miados e arranhões

    boa semana

    beijos

    ;)

    ResponderEliminar
  5. O Brown tem um sofa para dormir. Quando começa a anoitecer quer ir para casa e para a caminha. Invariavelmente cumpre aquele horário. Dorme toda a noite e só se levanta depois de nós nos levantarmos. O Brown é o filho que não dá problemas nenhuns e super educado. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas.
    Tão ternos os seus bichinhos dormindo.
    A minha gata nunca sabe aonde quer dormir. Quando menos se espera está atrás de uma almofada do quarto
    onde ninguém dorme.

    Bjs.

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody