Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Obesidade nos gatos




A obesidade constitui presentemente uma das patologias mais frequentes na prática clínica e nem sempre é reconhecida pelos proprietários dos animais. Afecta cerca de  12% dos gatos.
O Médico Veterinário será capaz de avaliar com maior objectividade o estado de adiposidade do seu animal. De qualquer modo existem algumas características anatómicas que podemos utilizar para avaliar o grau de obesidade do seu animal em casa.



  • Sobre-nutrido:
1- Costelas palpáveis com uma camada de gordura a cobrir; gordura abdominal e nas ancas perceptíveis mas não muito evidentes; abdómen normal.
2- Costelas não facilmente palpáveis com uma certa camada de gordura; vértebras lombares muito marcadas; ancas dificilmente visíveis;
arredondamento do abdómen, camada gordura abdominal .
3- Costelas não palpáveis cobertas com uma camada excessiva de gordura; zona da anca não perceptível; arredondamento evidente do abdómen com acumulação de gordura; abdómen proeminente. Depósitos de gordura ao longo da zona lombar.
4- Costelas não palpáveis sob uma camada grande de gordura; grandes depósitos de gordura sobre a zona lombar, focinho e membros; distensão do abdómen sem ancas marcadas, grandes depósitos de gordura abdominal.

Os principais riscos que um animal corre ao ser obeso são: o aparecimento de doenças degenerativas articulares devido ao excesso de peso, alterações nos cios, infertilidade, dificuldades nos partos (distócias), intolerância ao calor, hipocinesia (evitam o exercício físico), riscos acrescidos durante
anestesias ou cirurgias, problemas de cicatrização, problemas cardiopulmonares com diminuição da oxigenação dos tecidos e intolerância ao esforço, alterações endócrinas com aumento da secreção de
glucocorticóides (cortisona) pela cápsulas supra-renais, aparecimento de tumores adiposos (lipomas), problemas metabólicos, doenças do fígado, maior propensão para a diabetes mellitus, entre outros.
Por todos estes motivos, nos dias que correm, já não há desculpa para o seu animal ser obeso.
Informe-se com o seu Veterinário para o seu gato ficar em forma!

1 comentário:

  1. Eu sei que é um problema sério, mas o gato da foto dá muita vontade de rir. "Ganda" gato!

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody