Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gatos e velhice



Na velhice dos gatos, além das doenças próprias, há mudanças que importa salientar. Contra a perda de massa muscular, convém estimulá-los com brincadeiras suaves e curtas. Situações de stress, como mudanças na rotina, são muito prejudiciais porque enfraquecem o sistema imunitário e aceleram o envelhecimento. De extrema importância é a alimentação: de qualidade, equilibrada e de acordo com a idade.

O gato idoso tende a negligenciar o pêlo. Assim é importante que, com muito jeitinho, se ‘dê uma mão’. O desgaste das unhas é, às vezes, igualmente ineficiente, originando o seu crescimento excessivo.

A diminuição da audição e visão podem levar a comportamentos receosos e, consequentemente, agressivos. Faça-se ouvir e ver bem para evitar ‘sustos’.

Como os humanos, também têm alterações de humor quando envelhecem, o que se traduz em maior irritabilidade, ciúmes de outros animais ou crianças e alguma dificuldade em deixar que lhe toquem.

Madalena Cambezes
in  semanário  Sol



3 comentários:

  1. ...interessante sem dúvida. A foto faz-nos logo rir... Ainda por cima faz-me lembrar a Milu que já partiu há 2 anos com 14 anos de idade, e que, segundo a sua útil tabela de comparação, correspondem aos nossos 72 anos.
    Da última vez esqueci-me de referir a mudança de visual do blog: está lindo, Fê!
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Mês que vem a Rutha faz 14 anos e já não cuida bem dos pêlos, tenho que escovar muito bem ou até levar para tosar. Quando coloquei as fotos dela tosada no blog reclamaram, mas ela adorou e se sentiu muito bem com os pêlos fáceis de cuidar. Também comecei a cortar suas unhas com frequência, fora isso ela esta em boa forma. Espero que continue assim.
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar
  3. Ah, querida, de idoso eu conheço bem, he, he... Aqui na Toca os mais novos estão com 9 aninhos e o mais velhinho, o Tom com 14 aninhos. enfim... a Toca dos Gatos hoje é uma Casa para idosos...
    Beijos querida, valeu pela dica, pois todos nós que cuidamos de nossos bichinhos, pretendemos viver com eles por muito tempo, e todo o saber é sempre bom.
    Lindo final de semana!

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody