Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

Declaração dos Direitos dos Animais


Considerando que todo o animal possui direitos.
Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos tem levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza.
Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito a existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo.
Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros.
Considerando que o respeito dos homens pelos animais esta ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante.
Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:
Artigo 1
Todos os animais nascem iguais perante a vida e tem os mesmos direitos a existência.
Artigo 2
1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explora-los violando esse direito; tem o dever de por os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
3. Todo o animal tem o direito a atenção, aos cuidados e a protecção do homem.
Artigo 3
1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angustia.
Artigo 4
1. Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.
2. Toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, e contraria a este direito.
Artigo 5
3. Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.
4. Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis e contraria a este direito.
Artigo 6
1. Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.
2. O abandono de um animal e um ato cruel e degradante.
Artigo 7
Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
Artigo 8
1. A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico e incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência medica, cientifica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
2. As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.
Artigo 9
Quando o animal e criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.
Artigo 10
1. Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.
2. As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.
Artigo 11
Todo o acto que implique a morte de um animal sem necessidade é um genocídio, isto e um crime contra a vida.
Artigo 12
1. Todo o acto que implique a morte de grande um numero de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.
2. A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.
Artigo 13
1. O animal morto deve de ser tratado com respeito.
2. As cenas de violência de que os animais são vitimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.
Artigo 14
1. Os organismos de protecção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.
2. Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

(*) A Declaração Universal dos Direitos do Animal foi proclamada na UNESCO em 15 de Outubro de 1978

sexta-feira, 26 de março de 2010

Astrologia felina



CAPRICÓRNIO 
22 de dezembro - 19 de janeiro
O gato  de capricórnio é ambicioso e ao mesmo tempo sensato. Possui uma enorme confiança em si mesmo, e prefere fazer as coisas por seus próprios meios, quando possível. São os grandes mestres da moderação. O gato de capricórnio é mais sensível do que parece e necessita sentir-se querido e apreciado em seus valores.
O macho, além de grande amante da companhia humana, é tenaz e persuasivo, não aceita um "não" como resposta. Insistirá o quanto for necessário, e não sairá "de patas vazias"
Não é fácil entender a fêmea de capricórnio, devido às suas constantes trocas de humor e ritmo. Parece estar sempre perguntando-se se está com o humano adequado. Se a resposta for "sim", será fiel e leal por toda a vida. Muito cuidadosa consigo mesma, suas coisas estão sempre em ordem além de ser asseada e limpa.
Capricórnio é um signo de terra e regido pelo planeta Saturno. Sua cor é o verde.

                             SAGITÁRIO 
             23 de novembro   - 21 de dezembro

O gato de Sagitário é otimista, alegre e generoso. Encantado de ficar bem com todo o mundo, eles gostam de viagens e em geral tudo o que signifique emoção. Ele chega a arriscar-se em suas explorações, porém tem uma sorte nata que faz com que suas aventuras sempre acabem bem.
O macho de Sagitário é um amante da companhia humana, porém sempre que lhe permitem, gosta de manter sua parcela de privacidade.
Necessita sentir-se livre, odeia estar confinado. Tem uma curiosidade insaciável e lhe encanta provar de tudo.

A fêmea é impulsiva porém dócil, tem a habilidade nata de fazer-se querida por todo mundo, gato, cachorro ou humano. Não tem um lugar fixo que seja seu hábitat dentro da casa, ele gosta da liberdade, e se sentir-se  muito presa, pode tentar escapar-se.
Sagitário é um signo de fogo regido pelo planeta Júpiter. Sua cor é o azul celeste.

AQUÁRIO 
24 de janeiro  - 18 de fevereiro
O gato de aquário é amistoso, brincalhão e afável. Outras qualidades são sua determinação e sua grande obstinação. Ainda que de aparência tranqüila, aquário é um gato perceptivelmente nervoso que sempre está em alerta. Ele gosta do contato com os humanos, ainda que odeia aparentar dependência deles. É feliz tendo uma montanha de brinquedos ao se redor, com que ele desenvolve suas habilidades. Sempre é um amigo carinhoso , principalmente quando seu comedouro está vazio.

O macho é um companheiro generoso. Curioso, ele gosta de meter o nariz em tudo e tudo lhe interessa. Sua timidez o faz parecer algo frio, porém na realidade é muito emocional e fogoso. É um gato imaginativo e um pouquinho sonhador.

A fêmea de aquário exigirá sempre a tratem com respeito e carinho. Muito sensível e inteligente, ela gosta de todos os humanos e seus congêneres, com quem compartilhará tudo o que tem, pois é uma gata de essência bondosa.
Aquário é um signo regido pelo planeta Urano. Sua cor é o azul elétrico.

PEIXES 
19 de fevereiro  - 20 de março
 
Quatro características definem o gato de peixes: artista, compassivo, tolerante e eterno sonhador. É um gato sensível como poucos, e também adora tudo perfeito: sempre quer fazer o correto. Seu humor em pouco tempo oscila entre os dois extremos, de modo que é difícil fazer uma idéia de como reagirá à mesma questão duas vezes seguidas. Em essência é um gato despretensioso e satisfeito com a vida.
O macho de peixes é sensível e carinhoso, porém em certas ocasiões demonstra ser um pouco instável. Pode levar muito tempo para fazer uma determinada coisa e em continuação fazer exatamente ao contrário.
A fêmea de peixes esbanja afeto pelos quatro cantos. É um animal empático, sempre disposta a "dar uma pata" a quem necessitar. É única em imaginar e logo em seguida atuar (por exemplo, é fácil vê-la subindo pelas paredes e saltando portas em busca de uma mosca imaginaria).
Peixes é um signo de água, regido pelo planeta Netuno. Sua cor é o verde.

ÁRIES 
21 de março - 19 de abril 

O gato de Áries é leal, orgulhoso e competitivo. De natureza indomável, sempre cheio de entusiasmo e energia, é um gato inquieto que em pouco tempo terá probleminhas com seus donos devido a sua inata capacidade de não ceder.
O macho de Áries é um ser dominante, enérgico, incansável, impulsivo e imaginativo.
A fêmea é extremamente independente, divertida e atrevida. De natureza atlética, é capaz de brincar durante horas. Sempre vai dar um jeito de estar onde tem ação.
Áries é um signo de fogo regido pelo planeta Marte. Sua cor é a vermelha.

TOURO 
20 de abril - 20 de maio 
O gato de Touro é carinhoso, generoso e sincero. De natureza sensível e amável, é um gato extremamente leal, e portanto muito possessivo com seus donos. Odeia a pressa, o nervosismo e a agitação. Parece que os gatos de Touro são amantes da música.
O macho  gosta da comodidade e a qualidade em todos seus aspectos. Se tratado com afeto  o devolverá multiplicado. Seu dono será companheiro de um "grande gato", porém nunca um chefe, pois o gato de Touro nunca fará algo que não deseje realmente fazer.
A fêmea de Touro é curiosa e instintiva. Igual ao macho, ela gosta das coisas belas, especialmente as brincadeiras, com as quais pode desfrutar durante horas. Extremamente afetiva e doce, ela ganhará o coração de seus donos com mil artimanhas..
Touro é um signo de terra regido pelo planeta Vênus. Suas cores são o azul e o rosa.

GÊMEOS
21 de maio - 21 de junho

O gato de Gêmeos é possivelmente o mais sociável entre os gatos. Com uma grande capacidade para aprender coisas novas, suas reações dependerão, sem duvida, de seu humor em cada momento, e dai a dualidade de personalidade de Gêmeos.  Para ele, a variedade é o sal da vida.
Sempre desejoso de experimentar, a monotonia irremediavelmente é um aborrecimento. Os gatos de Gêmeos adoram as quinquilharias e os brinquedos, que o tempo todo estão espalhados por toda a casa.

O macho de Gêmeos se caracteriza por ser um gato "falador", capaz de ter longas "conversas" com seus donos. Dado o seu caráter extrovertido, odeia a solidão.
A fêmea de Gêmeos é deliciosa, encantadora, amigável... ainda que nem sempre seja fácil de entende-la. As vezes passa rapidamente do carinho para a distância, da qual é parte de sua natureza.
Gêmeos é um signo de ar regido pelo Mercúrio. Sua cor é o amarelo.

CÂNCER 
22 de junho - 22 de julho
O gato Câncer é um verdadeiro artista, e talvez por isso um pertinaz teimoso. Ele adora o lar, e é considerado um gato refinado e diplomático. Grande parte do tempo é melancólico, e sua verdadeira mania é a limpeza: ao seu redor deverá estar sempre limpo e asseado.
O macho, sensível e algo desorientado, é também um grande "conversador" com os humanos, com quem se mostra possessivo e com freqüência exigente. Dotado de uma excelente memória, se dará conta rapidamente de qualquer troca ocorrida em "seu" ambiente.
A fêmea de Câncer necessita ser tratada com muito carinho, e se mostrará antipática com quem não lhe agradar. Quando ela "elege"  um humano, fará de tudo para que ganhe seu afeto e atenção..
Câncer é um signo de água, regido pelo planeta Mercúrio. Sua cor é o violeta.

LEÃO 
23 de  julho - 23 de agosto 
 O gato de Leão é um felino orgulhoso. Dotado de uma fina inteligência, é extremamente possessivo com seus donos, e lhe encanta ser sempre o centro das atenções. Odeia a monotonia, sempre está em busca de novos caminhos.
Procura aparentar ser dominante na presença de outros gatos. O gato de Leão brilha com luz própria e é o rei (ou a rainha) de sua selva particular.

O macho de Leão é um autêntico "showman". Ainda que não goste de receber ordens, e muito menos acatá-las, é sim contudo um gato muito generoso e igualmente espera que os outros também sejam.
A fêmea de Leão necessita ser admirada. Será feliz enquanto seus donos lhe esbanja as caricias e o afeto que ela sabe perfeitamente que merece.
Leão é um signo de fogo, regido pelo Sol. Sua cor é o laranja.

VIRGEM 
23 de agosto  - 23 de setembro 
O gato de Virgem é terno e bastante inocente. Analisa e organiza tudo, no mínimo detalhe, e deseja que as coisas estejam sempre perfeitas. Amante da boa comida e do conforto, a vezes pode parecer distante, devido ao seu caráter prudente.
Está constantemente alisando-se, ele gosta de ter cada pelo bem colocado em seu lugar. Seu lema pode ser : "cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa".
O macho é tranqüilo, amável e é feliz tendo o lugar onde vive cômodo e limpo. É um gato fiel que jamais se meterá em problemas, pois por nada romperia o modo confortável que vive.

A fêmea é muito atrativa em todos os aspectos e é uma grande companheira. Sua mania é a limpeza, sempre, em todo lugar, a todo custo.

Virgem é um signo de terra, regido pelo planeta Mercúrio. Suas cores são o cinza e o azul marinho.

                                       LIBRA 
                     23 de setembro  - 23 de outubro 

O gato de Libra é encantador, sofisticado e muito intuitivo, ainda que também um tanto indeciso. É um gato moderado em todos os aspectos, ainda que muito raramente pode-se vê-lo enfadado. Dada o seu aprimoramento, é extremamente cuidadoso com seu aparência e seu asseio pessoal.
O macho de Libra é muito brincalhão com os outros gatos, sobretudo com os humanos (geralmente na hora de dormir). É muito inteligente, se bem que gasta seu tempo em decisões, só pesando previamente os prós e os contras.
A fêmea de Libra se faz notar por sua graça, refinamento e beleza. De belos modos, deseja um toque de elegância a tudo que a rodeia. A ela encanta sentir-se admirada, admiração que ela recompensará com todo seu carinho e afeto.
Libra é um signo cardinal, regido pelo planeta Vênus. Sua cor é o anil.

                                     ESCORPIÃO 
                    24 de outubro - 22 de novembro 

Reservado, emocional e bastante possessivo. Estas são as qualidades que definem o gato de Escorpião. Pode ser um amigo leal ou um terrível inimigo, dependendo do trato que receba. Será feliz se não chamar demasiada  atenção.
O macho de Escorpião é muito tenaz. Pode-se dizer que para ele, a vida é uma competição. Em tudo que ele faz põe 100% de sua personalidade, por isso espera receber o mesmo. É muito zeloso.
A fêmea de Escorpião usará todo seu magnetismo felino e seus olhos hipnóticos para cativar o coração de seu dono. Ainda que em ocasiões leve-a a ser demasiada impaciente, está dotada de uma grande energia e de um temperamento que pode chegar a ser explosivo.
Escorpião é um signo de água, regido por Marte e Plutão. Sua cor é o vermelho.

                                  SAGITÁRIO 
                   23 de novembro   - 21 de dezembro

O gato de Sagitário é otimista, alegre e generoso. Encantado de ficar bem com todo o mundo, eles gostam de viagens e em geral tudo o que signifique emoção. Ele chega a arriscar-se em suas explorações, porém tem uma sorte nata que faz com que suas aventuras sempre acabem bem.
O macho de Sagitário é um amante da companhia humana, porém sempre que lhe permitem, gosta de manter sua parcela de privacidade.
Necessita sentir-se livre, odeia estar confinado. Tem uma curiosidade insaciável e lhe encanta provar de tudo.

A fêmea é impulsiva porém dócil, tem a habilidade nata de fazer-se querida por todo mundo, gato, cachorro ou humano. Não tem um lugar fixo que seja seu hábitat dentro da casa, ele gosta da liberdade, e se sentir-se  muito presa, pode tentar escapar-se.
Sagitário é um signo de fogo regido pelo planeta Júpiter. Sua cor é o azul celeste.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Primavera
















































O temperamento do Gato Malhado não era nada bom: bastava aparecer no parque para todos fugirem.
E ele ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada a primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele.
Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo.
No outono, os bichos já viam o Gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar.
Durante esse tempo, até soneto o Gato escreveu.
E confessou à Andorinha: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo”. Mas o amor entre os dois é proibido,não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol.


O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ - Jorge Amado

quinta-feira, 18 de março de 2010

Teu nome é gato...

 

Teu nome é gato...
Tens na noite teu abrigo
No perigo, teu amigo
Liberdade é música que fica
onde passa fazendo graça.
De repente só vc sente
sons que pairam no ar...
e devagar ...
seus olhos buscam o que eu
não posso ver...
só crer...
Quando cansas da noite lá fora
voltas teus passos em meus abraços
Agora...
derrama teu carinho
e faz de minha cama teu ninho...
conforto, de fato
teu nome é gato.

Cida Souza

quarta-feira, 3 de março de 2010

Maneiras confortáveis de dormir em caixas.


Gatos nos desenhos animados!

Os desenhos animados com os quais crescemos têm capacidade de nos ficar na memória e é com algum carinho que mais tarde revisitamos os heróis da nossa infância. Os gatos são retratados de diferentes formas, uns são manhosos, outros preguiçosos, outros têm bom coração e até há aqueles tão leais como os cães. Ficam aqui alguns dos gatos ficcionais mais famosos.

Garfield

Garfield é um gato comilão, gordo, egoísta e preguiçoso. Gosta de lasanha e não se exercita nem que seja para apanhar um rato. Apesar destes “defeitos”, o Garfield não deixa de cativar o público, sobretudo devido às suas tiradas cómicas, geralmente irónicas ou até mesmo sarcásticas. O Garfield é claramente retratato como mais inteligente do que Oddie, o cão que Garfield gosta de atormentar. Garfield faz asneiras, mas raramente se sente culpado, e faz do dono “gato-sapato”.

Tom & Jerry

Tom é um gato com uma boa vida, mas cuja “pedra no sapato” é Jerry, um rato que tenta a todo custo desafiar o seu território para ir buscar comida ao frigorífico. O trabalho de Tom é impedir que a casa tenha ratos e é essa a única exigência que lhe é feita pela dona, mas o esperto Jerry geralmente sai vitoriosos no fim dos episódios. Apesar disso, Tom já conheceu algumas excepções: houve episódios em que Jerry agiu de forma incorrecta e Tom saiu vencedor; outros em que ambos perdem ou acabam, no fim, por tornarem-se amigos. Nas suas tentativas de apanhar Jerry, Tom tem muitas vezes de lidar com Spike, um bulldog de quem tem medo e que o maltrata.

Gato de Cheshire (Alice no País das Maravilhas)

Enigmático, filosófico e mágico. É assim o sorridente gato do conto Alice no País das Maravilhas. Este gato não só fala, como também questiona Alice sobre questões filosóficas que a aborrecem. Inteligente, se não for recordado pelo seu sorriso de orelha a orelha, é certamente pela sua capacidade de aparecer e desaparecer quando bem intende.

Heathcliff

Este gato, que surgiu primeiro em tiras de Banda Desenhada e depois saltou para o pequeno ecrã, é muitas vezes comparado a Garfield, embora tenha sido criado antes. Heathcliff é também laranja com riscas pretas, egoísta e gordo. Mas Heathcliff não tem nada de preguiçoso. Está disposto a pôr qualquer um na ordem, pessoas ou animais, incluindo cães. Para além disso, Heathcliff gosta mesmo é de peixe e de vandalizar caixotes do lixo.

Gato Félix

Félix é considerado a primeira verdadeira estrela dos desenhos animados. Os filmes mudos retratam um gato preto, alegre e sortudo, como indica o nome que deriva do latim. Este gato trazia sorte às pessoas boas com quem se encontrava e por isso acabou por se tornar uma mascote popular. Félix estava constantemente metido em confusões, mas era um gato inteligente que arranjava sempre soluções, nem que para isso tivesse de arrancar a cauda e usá-la nos seus estratagemas para escapar aos vilões.

Silvestre

Este gato preto e branco é usado em vários cartoons dos Looney Toons. É sempre o perseguidor do Tweety (piu-piu), do Speedy Gonzales (rato), entre outros. O seu lado cómico assenta muito no seu problema de dicção: não pronuncia correctamente o “s”. Silvestre é um gato que não aceita derrotas e nunca desiste do seu objectivo. Tem o seu orgulho próprio e não gosta de perder, embora tanto o Tweety como o Speedy Gonzales sejam sempre os vencedores. Mas Silvestre é também um gato mimado pela sua dona, que, no entanto, não hesita em castigá-lo quando este age mal.

Gato das Botas

Quando o filho mais novo de um moleiro recebe um gato como herança pela morte do pai, a desilusão é patente. Mas os gatos não são animais comuns e o Gato das Botas é talvez o gato ficcional mais astuto. Partindo do nada, apenas com umas botas, o gato leal consegue tornar o filho do moleiro bastante rico, um príncipe. Mais tarde, o Gato das Botas foi reinventado na sequela de Shreck. Aqui, o gato contratado para matar o ogre adopta uma estratégia mais frontal que está a resultar até que se engasga com uma bola de pêlo. A marca desta personagem é a sua expressão ternurenta quando suplica para que o ogre não o mate. O gato das botas mostrou-se agradecido por lhe terem salvo a vida e permaneceu leal a Shreck.

Os Aristogatos

Neste filme, os gatos são retratados como animais de coração puro, prestáveis e merecedores da herança que a dona, uma milionária aristocrática, lhes pretende deixar. Forçados a lutar contra cães e um mordomo por essa herança, os gatos “aristocráticos” são ajudados por um gato de rua que lhes indica o caminho desde a França profunda, onde foram abandonados pelo mordomo, até à sua mansão na cidade, para poderem reclamar a riqueza que lhes pertence.

Top Cat

Esta série de desenhos animados retrata um gang de gatos de rua que tenta sobreviver da melhor forma que sabem na cidade de Nova Iorque. A personagem central, T.C., é um gato esperto, oportunista, sempre a engendrar planos para enriquecer rapidamente, arrastando os seus amigos gatos com ele. Um dos maiores entraves aos planos destes grupo é um polícia que não gostava de vigaristas. Apesar disso, o polícia nunca foi uma séria ameaça para o gang.