Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os gatos devem ou não beber leite?

Nos filmes, os gatos adoram uma enorme taça de leite frio…e na vida real também!
Mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contra senso, o leite pode fazer-nos mais mal do que bem! Descubra as indicações e contra-indicações do leite para gatos.

Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e para se desenvolverem rapidamente. Recheado de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o seu crescimento (ai que saudades do leitinho da mamã!), não precisam de qualquer outro alimento até às quatro semanas de vida aproximadamente.

Não é aconselhável dar leite de vaca a um gatinho!
Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe – se ele foi abandonado ou é órfão (coitadinho!) – não deve consumir leite de vaca, mas sim um leite de substituição que pode ser encontrado nas lojas de animais. Em caso de dúvida, já sabe, consulte o Veterinário!

O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata e a intolerância ao mesmo é normalmente manifestada por volta dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas refrescantes de leite humano verificar alguma indisposição digestiva (sim, maus odores e barulhos intestinais estranhos!), é oficial – o seu gato é lactose intolerante! E quem leite, diz os seus derivados…

A verdade é que quando chegamos à idade adulta, a maioria de nós felinos somos intolerantes ao leite de vaca, mais precisamente à lactose – o açúcar presente no leite – isto porque o nosso organismo não contém a enzima necessária para digerir a lactose.
O resultado?
Dores de barriga e diarreia! Enquanto bebemos sabe bem, porque é doce, mas depois – porque a digestão é inadequada e os níveis de bactéria do tracto digestivo inferior aumentam – arrependemo-nos! E de que maneira…meow…

Por outro lado, porém, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima ocasional para os felinos, mas terá de comprar leite específico para gatos. Sim, existe! Não é maravilhoso? E não se preocupe, este é 100% seguro porque não contém lactose. Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr….

Para aqueles felinos (sortudos!) que não são intolerantes à lactose, pode dar-lhes, muito ocasionalmente, um pouco de leite de vaca – mas nunca substitua uma refeição ou água por leite! Como adoramos esse delicioso líquido branco, apenas utilize o leite como uma pequena guloseima, ou seja, só em ocasiões especiais e de longe a longe! Nós (e o nosso sistema digestivo!) agradecemos!

Lembre-se que o leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a dieta do seu felino porque, e ao contrário do que acontece com os humanos, este não contém os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável.
No fundo, o leite de vaca não tem qualquer valor nutricional para um gato (infelizmente é verdade!) e podemos passar uma vida inteira sem beber uma única gota! E não seremos menos felizes por causa disso, por isso, descanse, estamos óptimos!

3 comentários:

  1. Oi Fê!
    Por incrível que pareça, o Thomas e eu, também adoramos leite. O Tomy é quase um alucinado por um leitinho. A Susaninha só nos serve de "vez em quando", melhor dizendo, quase nunca.
    Engraçado é ver o "bigode" branco que fica no Thomas...parece um bezerro.
    Lambidas carinhosas...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas tuas palavras.
    Olha eu nunca gostei de leite...ao contrário de outros gatos. Aliás eu não toco em nada q me faça mal...sou assim por natureza.

    Ronrons amigos!

    ResponderEliminar
  3. a minha gatinha a D. Nina gosta de leite e apenas para nao a deixar triste nos adicionamos agua e ela bebe. Mas na verdade o leite nao e' bom para os gatos. parabens pela informacao. gosto muito deste blog. beijinhos de amizade

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody