Nos  filmes, os gatos adoram uma enorme taça de leite frio…e na vida  real também!
Mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contra senso, o  leite pode fazer-nos  mais mal do que bem! Descubra as indicações e  contra-indicações do leite para  gatos.
Nas primeiras  semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno  para sobreviverem e para  se desenvolverem rapidamente. Recheado de  proteínas, gorduras e anticorpos  essenciais para o seu crescimento (ai  que saudades do leitinho da mamã!), não  precisam de qualquer outro  alimento até às quatro semanas de vida  aproximadamente. 
Não é aconselhável  dar leite de vaca a um gatinho!
Mesmo que algo  tenha acontecido à sua mãe – se  ele foi abandonado ou é órfão  (coitadinho!) – não deve consumir leite de vaca,  mas sim um leite de  substituição que pode ser encontrado nas lojas de animais.  Em caso de  dúvida, já sabe, consulte o Veterinário!
O leite de vaca tem uma constituição  totalmente diferente do leite  de gata e a intolerância ao mesmo é normalmente  manifestada por volta  dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas  refrescantes de  leite humano verificar alguma indisposição digestiva (sim, maus  odores  e barulhos intestinais estranhos!), é oficial – o seu gato é lactose  intolerante! E quem leite, diz  os seus derivados…
A verdade é que quando  chegamos à idade adulta, a maioria de nós  felinos somos intolerantes ao leite  de vaca, mais precisamente à  lactose – o açúcar presente no leite – isto porque  o nosso organismo  não contém a enzima necessária para digerir a lactose.
O  resultado?
Dores de barriga e diarreia! Enquanto bebemos sabe bem, porque é  doce,  mas depois – porque a digestão é inadequada e os níveis de bactéria do   tracto digestivo inferior aumentam – arrependemo-nos! E de que  maneira…meow…
Por outro lado,  porém, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima  ocasional para os felinos,  mas terá de comprar leite específico para  gatos. Sim, existe! Não é  maravilhoso? E não se preocupe, este é 100%  seguro porque não contém lactose. Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr….
Para aqueles  felinos (sortudos!) que não são intolerantes à lactose,  pode dar-lhes, muito  ocasionalmente, um pouco de leite de vaca – mas  nunca substitua uma refeição ou  água por leite! Como adoramos esse  delicioso líquido branco, apenas utilize o  leite como uma pequena  guloseima, ou seja, só em ocasiões especiais e de longe  a longe! Nós (e  o nosso sistema digestivo!) agradecemos!
Lembre-se que o  leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a  dieta do seu felino porque,  e ao contrário do que acontece com os  humanos, este não contém os nutrientes  essenciais para uma alimentação  saudável.
No fundo, o leite de vaca não tem  qualquer valor nutricional  para um gato (infelizmente é verdade!) e podemos  passar uma vida  inteira sem beber uma única gota! E não seremos menos felizes  por causa  disso, por isso, descanse, estamos óptimos!

 
 
Oi Fê!
ResponderEliminarPor incrível que pareça, o Thomas e eu, também adoramos leite. O Tomy é quase um alucinado por um leitinho. A Susaninha só nos serve de "vez em quando", melhor dizendo, quase nunca.
Engraçado é ver o "bigode" branco que fica no Thomas...parece um bezerro.
Lambidas carinhosas...
Obrigado pelas tuas palavras.
ResponderEliminarOlha eu nunca gostei de leite...ao contrário de outros gatos. Aliás eu não toco em nada q me faça mal...sou assim por natureza.
Ronrons amigos!
a minha gatinha a D. Nina gosta de leite e apenas para nao a deixar triste nos adicionamos agua e ela bebe. Mas na verdade o leite nao e' bom para os gatos. parabens pela informacao. gosto muito deste blog. beijinhos de amizade
ResponderEliminar