Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cats Love Flowers

"If toast always lands butter-side down, and cats always land on their feet, what happens if you strap toast on the back of a cat and drop it?"
~ Stephen Wright

Beijinhos e festinhas

 Fê e Moody

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resgatados mil gatos que iam ser vendidos a restaurantes

Resgatados mil gatos que iam ser vendidos a restaurantes
Foto © Reuters
 
Um grupo de 50 activistas chineses resgatou, esta semana, mais de mil gatos que estavam presos em jaulas e iam ser vendidos a restaurantes para serem servidos como comida. O resgate ocorreu após o camião que transportava os animais ter sofrido um acidente.
O camião ia para Guangdong, na China, quando sofreu um acidente na cidade de Changsha e teve que ficar encostado na beira da estrada durante 24 horas, avançam as agências internacionais.
Os gatos, presos em estreitas jaulas de madeira sem se conseguirem mexer, sem comida nem água, iam ser vendidos a restaurantes chineses que depois os serviam como comida.
No entanto, um grupo de 50 ativistas chineses soube do acidente e conseguiu resgatar alguns dos animais (muitos morreram), que depois foram enviados para clínicas veterinárias de Changsha.
Em 2009, também na China, um outro grupo de ativistas salvou mais de 300 gatos que tinham o mesmo destino. Uma situação semelhante ocorreu em Novembro do ano passado.
A utilização de gatos para fins culinários é uma prática comum naquele país. Em 2009, Ma Yong, oficial da polícia, afirmou ao jornal britânico The Telegraph que “não há nenhuma lei na China que diga que os gatos não podem ser comidos”, salientando que os felinos não são animais protegidos.

A maior parte dos gatos são criados por pequenos agricultores que veem neste negócio uma maneira de ganhar algum dinheiro extra. Depois do intermediário, os gatos são vendidos aos restaurantes por cerca de 1.2 euros.

De acordo com dados divulgados hoje, pela imprensa internacional, todos os anos, na China, são abatidos mais de 4 milhões de gatos para serem usados na cozinha.

Clique AQUI para ver, no jornal Daily Mail, mais fotos do resgate.


domingo, 13 de janeiro de 2013

O Pêlo do Gato

Um dos factores decisivos na escolha de um gato como animal de estimação é o seu pêlo. Quem não gosta, fala das alergias e da quantidade de pêlos que largam. Quem gosta, considera o pêlo extremamente agradável ao toque, além de brilhante e suave. Mas para que o pêlo do gato se mantenha em condições e não caia em demasia, há vários cuidados que se deverão ter em conta.
Há vários cuidados a ter em conta para que o seu gato tenha um pêlo saudável

Os gatos são animais particularmente asseados, desde o 15º dia de vida começam a cuidar do seu próprio pêlo, lambendo-o com a língua rugosa e utilizando as patas dianteiras para aceder às zonas onde não chegam apenas com a língua.
Para os humanos, o banho do gato é algo delicioso e relaxante de se observar, pela meticulosidade com que é executado. Para o gato é também um acto de relaxamento, que promove a produção de endorfinas, hormonas produzidas para acalmar e combater a sensação de dor.
Um gato saudável, à partida, terá um pêlo macio, brilhante e sedoso, seja de que comprimento for. Portanto, se o seu gato apresentar um pêlo menos cuidado, tenha em atenção se não poderá ser algum problema de saúde. Problemas hormonais, alergias e a presença de parasitas externos costumam ser factores que provocam alterações na pelagem dos gatos.
Outro factor muito importante na saúde e beleza do pêlo do gato é a alimentação. Uma alimentação caseira, que poderá ser mais barata que a ração industrial, tem muitas vezes falta ou excesso de proteínas, vitaminas e outros elementos necessários, o que pode provocar problemas na pelagem ou na saúde geral do seu gato.
Uma alimentação com ração industrial (seca ou húmida) é cuidadosamente elaborada por especialistas em nutrição animal, tendo portanto todos os elementos que um gato necessita para uma vida e um pêlo saudável.
A alimentação é um dos factores que influência a saúde e a beleza do pêlo do gato

Qualquer gato (com excepção dos Sphynx e outras raças com pêlo extremamente curto) irá perder algum pêlo, apesar de todos os cuidados que possa ter com ele. A temperatura e a época do ano também influenciam a queda. Quanto mais calor, mais pêlo cai.
Desde que não seja de forma exagerada, a queda de alguns pêlos é normal, pois tal como os cabelos humanos, o pêlo dos gatos vai-se renovando: à medida que nascem novos folículos pilosos, os pêlos mais velhos caem.
Além da saúde em geral e da alimentação que o gato faça, é necessário ter alguns cuidados semanais (no caso dos gatos de pêlo curto) ou diários (gatos de pêlo semi-longo ou longo) como a escovagem do gato. Este acto, não só mantém a pelagem mais saudável e brilhante, como evita a queda de pêlo e permite ao dono verificar se existem feridas ou parasitas na pele.
Algo que se pode verificar aquando da escovagem é uma alteração na coloração do gato. Nos colourpoint, ocorre um escurecimento das pontas (cara, patas e cauda) com a idade e com as baixas temperaturas. Nos gatos sem raça definida, mesmo que totalmente de uma cor, podem aparecer pêlos brancos espalhados pelo corpo. Ambas as situações são normais e fazem parte do desenvolvimento do seu pequeno felino.
Alguns gatos adoram ser escovados e este acto torna-se um momento extremamente agradável e de cumplicidade entre gato e dono. Outros não gostam das escovas, mas com muita paciência a escovagem torna-se um prazer.
O melhor método é habituar o seu gato desde que venha para sua casa (seja bebé ou não). Tente escová-lo sempre à mesma hora e de forma calma, para que o gato se habitue à rotina. Se o gato não gostar de ser escovado, experimente escová-lo repartidamente por pouco tempo (duas escovagens de 1 minuto cada, por exemplo).
Gatos de pêlo longo ou semi-longo necessitam de cuidados diários

No caso de um gato de pêlo curto ou semi-longo, pode utilizar uma escova de metal, que permita separar bem os pêlos. Se for um gato de pêlo longo, utilize uma escova macia e um pente de dentes largos para desfazer os tufos de pêlo embaraçado que se podem formar. Esses tufos, além de incómodos para o animal, podem ser um refúgio para parasitas que podem provocar problemas dermatológicos.
O banho dos gatos, dado pelos humanos, nem sempre é uma tarefa fácil. E se para um gato de exposição é essencial, para um gato doméstico, uma boa alimentação e escovagens semanais ou diárias, de acordo com o comprimento do pêlo, deverão ser suficientes.
No entanto, tanto para os de exposição, tanto no caso de o gato se sujar em demasia, existem cuidados a ter com o banho:
  1. O local do banho e secagem do gato deverá estar aquecido e nunca poderá ter correntes de ar;
  2. A água deverá estar à temperatura da sua pele (cerca de 37ºC);
  3. Não deixe água entrar no canal auditivo, pois pode provocar otites;
  4. O champô a utilizar deverá ser próprio para gatos, pois o pH da sua pele é diferente do pH humano.
Apesar de todos os cuidados que se pode ter com os gatos, não é de esquecer a referência às alergias provocadas pelos gatos. É verdade que os gatos produzem uma proteína (Glicoproteína fel d1), que provoca reacções alérgicas em algumas pessoas. Essa proteína está presente na saliva e consequentemente no pêlo dos gatos, principalmente em machos não castrados.
Mas, ao contrário do que se costuma ouvir, o pêlo dos gatos não provoca asma e já foi provado por vários cientistas (Dr. Mark Larche, Prof. Thomas Platts-Mills) que o contacto com animais de estimação aumenta as defesas das crianças e das pessoas com problemas respiratórios.
Caso alguém em sua casa seja alérgico a gatos, será melhor optar por ter uma fêmea esterilizada e passar diariamente uma toalha húmida sobre o seu pêlo de modo a reduzir drasticamente a carga alergénica que possa possuir.
Além disso, de modo a evitar que a sua casa e roupa fiquem com pêlos de gato após aquelas turrinhas maravilhosas que o seu felino lhe deu nas pernas quando vinha mesmo a sair de casa, tenha sempre em casa uma luva de borracha, das de lavar a loiça. Passe-a sobre a roupa ou o sofá e num instante, adeus pêlos!
Com estas dicas, já pode beneficiar da companhia do seu gato com um pêlo fantástico e sem se ter de preocupar tanto com a sua perda de pêlo.

fonte:
  mundo dos animais

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Gata torna-se "guia" de cão cego no Reino Unido

Gata torna-se "guia" de cão cego no Reino Unido
Foto © Wales News Service
 
Do Reino Unido chega-nos mais uma história de amizade inesperada entre cães e gatos. Uma gata tornou-se "guia" de um cão que perdeu a visão e que, por essa razão, deixou de arriscar grandes passeios. Porém, graças à companheira felina, o dia-a-dia aborrecido chegou ao fim.
Terfel, um cão de oito anos, foi diagnosticado com cataratas e, por não conseguir ver e estar constantemente a embater contra os obstáculos, passou a manter-se, a maior parte do tempo, deitado na sua cama, conta o jornal The Sun.
Mas, quando a dona, a reformada Judy Godfrey-Brown, decidiu adotar uma gata, o ânimo de Terfel voltou. A gata, batizada Pwditat, fez imediatamente amizade com o cão, ajudando-o a sair do seu cesto e a encontrar os caminhos dentro de casa e orientando-o até ao jardim.
Godfrey-Brown, de 57 anos, mostra-se tão impressionada como enternecida com a relação entre os dois animais. "Nunca vi nada assim. Normalmente os gatos e os cães odeiam-se", confessou a britânica ao The Sun.
"A Pwditat parece ter percebido de imediato que o Terfel é cego e usa as patas para o guiar. Estão sempre colados um ao outro e agora até dormem na mesma cama", contou ainda.

fonte: Boas Notícias