domingo, 27 de março de 2011

California Spangled - Gato pintalgado

 
O malhado da Califórnia

Será um gato selvagem? Um pequeno leopardo? Um ocelote? Nada disso. Ainda que muito especial, este é um gato doméstico, de pelagem exótica e temperamento de ouro. Uma das jóias da coroa dos Estados Unidos da América, criado, precisamente, para se assemelhar aos grandes gatos selvagens, com os quais, a sua pelagem pintalgada se confunde. Um feito que data da década de 80 do século passado e que teve por base um nobre propósito: alertar para a necessidade de preservar os grandes gatos selvagens, como o leopardo, e outras espécies felinas ameaçadas, e impedir que alguém cobiçasse um casaco com o pelo igual ao do seu gato de estimação. Uma inspiração com que o antropólogo Louis Leakey conseguiu contagiar o argumentista e autor californiano Paul Arnold Casey Jr., que escrevia guiões cinematográficos para Hollywood, com quem havia colaborado nos anos 70. Uma viagem à Tanzânia acabaria por, definitivamente, motivar o escritor a aceitar o desafio.

Era um gato às bolinhas
Para a sua receita, Paul Arnold Casey Jr., habituado que estava a criar enredos para grandes plateias, sabia que tinha de utilizar ingredientes de primeira qualidade. Os cruzamentos incluíram as raças American Shorthair, Abissínios e British Shorthair, Manx, Persa, Siamês, entre outras, incluindo ainda gatos de rua do Cairo e de outros países asiáticos, que permitissem obter o look selvagem dos felinos da selva. O resultado foi um sucesso, com a tão esperada pelagem malhada a cobrir o corpo esbelto desta nova raça. Um feito, todavia, que quase passou despercebido, com a raça a nunca alcançar grande popularidade, à sombra que estava de outras duas raças de gatos domésticos que, na mesma altura, obtiveram igual tipo de pelagem selvagem, a Ocicat e a Bengal. Dada a sua raridade, o preço exorbitante a que eram vendidos os primeiros exemplares, com valores que oscilavam, à época, entre os 800 e os 2500 dólares, também não ajudou à correta celebração da nova raça.

Mini-leopardo
   O primeiro retrato não deixa dúvidas: o gato California Spangled parece um leopardo em ponto pequeno. Quer pela linha alongada do seu corpo musculado, quer obviamente, pelas marcas da pelagem. Estas querem-se preferencialmente redondas, ainda que ovais, quadradas ou triangulares também ocorram. Mesmo a andar, as semelhanças com um felino selvagem são enormes, pois, apesar das suas patas compridas, o ventre quase parece tocar no chão, como se estivesse em plena caçada na selva africana. Ajuda ao seu disfarce, a coloração do pelo, que pode apresentar os tons bronze, ouro, azul, ardósia, preto, vermelho, castanho, branco e prata.

Pilhas de energia, inteligência e vivacidade
Apenas os traços físicos são selvagens, já que a sua personalidade é absolutamente domesticada, doce e brincalhona, curiosa e afectuosa, principalmente devotada à sua família humana. Apreciam uma relação olhos nos olhos pelo que procuram locais altos em que fiquem ao nível dos ombros dos donos, para melhor observarem tudo o que se passa. O seu porte atlético, auxiliado por uma extraordinária inteligência, faz com que não haja obstáculos a este propósito que, muitas vezes, serve ainda outro, o fazer umas palhaçadas para a família.

9 comentários:

  1. Fê passe nos meus ensaios,sim ? os gatos estão demais...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante este post.
    É no Cairo que existe o maior número de gatos de rua?
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Já ficámos a conhecer mais uma raça de gatos. Eu não conhecia. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. eu acabei de ganhar uma gatinha e quando estava pesquisando sobre os gatos descobri que ela é da raça california spangled eu já estava gostando da esperiência agora estou adorando.

    ResponderEliminar
  5. os gatos são tudo de bom.por isso, não os machuque mais dê seu melhor, eu tenho um gatinha da raça california spangled mais não importa a raça e sim o cudado , a esperiência que vc irar passar...

    ResponderEliminar
  6. eu tenho um, ele é lindo , super docil, adora brincar e é super inteligente, o meu dorme abraçado comigo a noite toda, e ele é bem carente sempre ta atras de carinho, e é muito brincalhão fica correndo atras do pé.
    não sei o que seria de mim sem meu bebe *_*

    ResponderEliminar
  7. Pessoal preciso de uma ajudinha...moro no interior de MG e aqui é impossível achar o CALIFORNIA SPANGLED para comprar, estou querendo comprar de presente p/ um amigo loko por gatos....alguém pode me dar uma dica de onde encontrar, e qual o valor +/-? obrigado

    ResponderEliminar
  8. Murilo, lamento mas não tenho essa informação.
    Espero que não desista de o procurar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody