Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O gato e as pulgas

Existem cerca de 1900 espécies de pulgas no mundo. No entanto somente uma preocupa a maior parte dos donos de animais: Felis Ctenocephalides, a pulga do gato. Esta é a pulga que nós encontramos nos nossos animais de estimação (gatos, cães, coelhos, e outras espécies) em 99,9% dos casos. A fim de  compreender como controlar os danos causados por este animal minúsculo, devemos aprender tudo que pudermos sobre ele.

Que tipo dos danos podem as pulgas causar?

Seria um erro grave pensar simplesmente na pulga como um incómodo. Uma infestação grave  por pulgas pode ser letal, especialmente nos mais novos. A pulga do gato não é de forma alguma selectiva sobre o seu anfitrião. As consequências que advém de uma infestação por  pulgas incluem entre outras a Dermatite alérgica da Pulga
(as pulgas não fazem com que os animais tenham comichão, a menos que haja  uma alergia à dentada da pulga, anemias e parasitoses)

A maioria de proprietários de animais de estimação não faz idéia de que as pulgas podem matar. Bastantes pulgas podem causar uma perda de sangue, lenta mas ainda perigosa para a vida do animal.

Este é especialmente  um problema para os gatos idosos aos quais são permitidos passeios no exterior e gatinhos pequenos. Estes animais não sabem fazer bem a sua higiene e estão frequentemente debilitados por outras doenças. A última coisa que um animal de estimação geriátrico  necessita é de uma infestação por pulgas. É especialmente  importante que estes animais estejam bem protegidos. 

Mitos sobre as pulgas:

O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque vive  dentro de casa.
(as pulgas prosperam bem nas temperaturas amenas das casas)

 
O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque se as tivesse estariam também a morder os donos e a sua família.
(Esta pulga prefere definitivamente não se alimentar do  sangue humano a menos que seja absolutamente necessário.   No geral, as pulgas consideram o sangue humano a última escolha e os seres humanos tendem a não ser mordidos a menos que os números da população da pulga sejam muito elevados.)

 
Nós não temos pulgas porque o chão é de madeira dura.
(as pulgas  reproduzem-se nas falhas entre  as placas do chão da madeira, ainda que 'dura'.)

 
O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque eu as veria.
(Não pode esperar ver as pulgas  pois os animais através do lamber afastam-nas das zonas mais expostas . Às vezes tudo que nós vemos é a doença característica da pele.)

Fases do ciclo de vida da pulga:

Existem  quatro fases do ciclo de  vida da pulga e é importante saber quebrar estes ciclos.

O OVO em qualquer altura  representa  aproximadamente um terço   da população da pulga   A pulga fêmea adulta coloca até 40 ovos diariamente. Os ovos são colocados no anfitrião de onde  caem no meio ambiente. Os ovos incubam,  melhor em humidade elevada e nas temperaturas de 20 a 27 graus


As LARVAS  representam  57% das população de pulgas. As larvas são como as lagartas pequenas que rastejam em torno das pulgas, que estão  geralmente na sua vizinhança.


As PUPAS representam somente  8% da população, mas uma vez que geram  casulos são muito difíceis de eliminar. O casulo é pegajoso e esconde-se facilmente entre a poeira e a sujidade.


A PULGA adulta não  emerge automaticamente de seu casulo. Pode, manter-se lá até que detecte um hospedeiro próximo. As crisálidas maduras podem detectar as vibrações de um hospedeiro  detectando  o dióxido de carbono, e  certos  padrões do som e da luz. Na ocasião adequada, emerge do casulo, com fome e ansioso para encontrar um hospedeiro. Uma vez que o encontre, nunca sairá do mesmo por sua vontade e se separados, morrerá somente passadas algumas semanas sem uma refeição do sangue. A pulga fêmea começa a produzir ovos dentro de 24 a 48 horas após a sua primeira refeição de sangue e colocará ovos continuamente até que morra. A extensão de vida média da pulga (indivíduo adulto) é de 4 a 6 semanas.

3 comentários:

  1. Existem cerca de 1900 espécies de pulgas no mundo?!!!! Chiça que é muita variedade de pulga! Não fazia ideia de tal coisa! Pensava que havia duas ou três qualidades e o Messi no Barcelona. Muito interessante o texto! beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Blue Velvet!

    Fiquei a saber mais umas coisas consigo.
    Ainda bem que vim até cá!
    Tenho actualmente só um gato, o Malato (porque se "veste" de preto e tem colarinho branco) risos...
    mas há qualquer coisa neste gato que não se explica... ele é uma fábrica de pulgas!
    Faço de tudo, eu e a veterinária, mas não há forma de eliminar completamente :)
    Agora está melhor, porque dorme sempre em casa, devido ao frio.
    É um caçador nato.
    Como temos jardim, não há forma de o prender em casa.
    Estou tramada!

    Obrigada pelo seu carinho pelos felinos que eu adoro tanto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É um problema sério ! Eu tenho 4 peludos que sofrem com pulgas e haja dinheiro para comprar remédios...
    As pulgas adoram a Rutha...
    Beijos
    Laís

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody