Um menino britânico que sofre de um tipo raro de mudez - a chamada "mudez selectiva" - conseguiu melhorar as suas capacidades de comunicação graças à sua nova companheira: uma gata que o tem ajudado nas brincadeiras mas também a ganhar auto-estima.
De acordo com a BBC, Lorcan Dillon, de sete anos, foi diagnosticado como portador de mudez selectiva aos três, quando ainda estava no jardim de infância. O menino falava e comunicava em casa, mas, fora do ambiente familiar, noutras situações sociais, o seu comportamento era diferente e evidenciava grandes reservas.
"Notámos que ele não falava com as outras crianças", contou Jayne Dillon, mãe de Lorcan, citada pela BBC. Um dia, ao ver um anúncio de uma entidade britânica, a Cat's Protection, que oferece assistência a gatos, a progenitora decidiu integrar um felino na família para acompanhar o filho.
Desde que a gata, batizada Jessi-Cat, se juntou a Lorcan, o dia-a-dia da criança nunca mais foi o mesmo. "Ele fala com ela, diz-lhe que a adora, e participam em muitas atividades juntos. Está a ajudá-lo a ter mais confiança nele próprio", considera Jayne.
Porém, as mudanças pela positiva vão além do lazer. "Agora o Lorcan já conversa com a professora e até lê para ela, o que é impressionante para crianças com esta condição, que raramente falam", acrescenta a mãe.
A mudez selectiva é, normalmente, identificada em crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de idade, sendo o diagnostico confirmado, na maioria das vezes, quando começam a frequentar a escola, onde as suas manifestações são mais notórias.
Segundo os especialistas, as causas específicas do problema são difíceis de determinar, podendo este ser associado a diferentes factores, como dificuldades de audição e dicção, síndrome de Asperger, traumas ou ansiedade.
Fê
ResponderEliminarMudez seletiva
Nunca havia ouvido falar.
Deus enviou os bichinhos para nos auxiliar de muitas formas.
Excelente postagem
Beijos
Olá Fê
ResponderEliminarQue história/notícia interessante e enternecedora.
Na verdade ainda hoje estão por descobrir muitas das capacidades destes nossos queridos amigos e companheiros.
A toda a hora eles nos surpreendem, pela positiva, com as suas atitudes e demonstrações de dedicação e carinho. Só quem tem gatos consegue entender isto que acabo de dizer pois, ao contrário dos cães, não mostram o que na realidade são de forma exuberante.
Obrigada pela partilha desta notícia que mais pontos vem acrescentar à nossa paixão por gatos.
Beijinhos
pois é.
ResponderEliminardizem que os gatos tem vários poderes sobre as doença nomeadamente sobre as depressões.
aqui está um outro exemplo.
gostei!
beij