Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

sábado, 29 de janeiro de 2011

GATOS DE TRÊS CORES SÃO SEMPRE... GATAS.


Os gatos de três cores pertencem sempre ao sexo feminino. Não se fala de gatos que são listrados, mas sim daqueles cuja pelagem mistura o cor-de-laranja com outras duas cores, como o branco, o preto, o cinzento ou o amarelo.
Manchas inequívocas de que se está perante uma fêmea. Um fato da sua natureza genética, como explicam os cientistas. Isto porque, segundo os mesmos, a cor laranja advém de um cromossoma feminino, o qual os gatos machos não herdam. Por este processo, a sempre difícil tarefa da distinção do sexo de um jovem gatinho está facilitada.

Cientistas traçam mapa genético de gato doméstico




Investigadores norte-americanos completaram o mapa genético do ADN de um gato doméstico, uma medida que poderá apresentar benefícios para a saúde

Segundo os cientistas, esta descoberta poderá vir a ser benéfica para a saúde dos humanos, pois muitas das doenças hereditárias dos gatos são semelhantes às das pessoas.

A gata Cinnamon (que em português significa "canela"), de quatro anos de idade, foi a primeira espécie doméstica a ter o seu ADN traçado. Esta medida foi efectuada na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.
Os investigadores basearam-se no possível impacto que esta medida poderá ter na pesquisa de doenças humanas, algo que levou o National Human Genome Research Institute a financiar o projecto.

Para além de poder ajudar no tratamento dos próprios gatos domésticos, os investigadores têm esperança que esta medida possa vir a ajudar a compreender certos problemas hereditários, nomeadamente em relação ao vírus HIV e a doenças que provocam cegueira.

fonte: www.farmacia.com.pt

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como tratar de gatinhos orfãos

Achei este texto muito interessante por isso vou colocá-lo na íntegra

«Há três meses, alguém teve a hedionda “coragem” de abandonar na minha rua quatro gatinhos com cerca de 3 dias. Como qualquer pessoa com um mínimo de compaixão, recolhi-os e criei-os. Devo dizer que tiveram muita sorte, pois todos sobreviveram e são agora uns lindos e saudáveis gatinhos, mas tenho noção de que a taxa de sobrevivência nestes casos é MUITO reduzida, e quero que todos saibam disso e pensem bem antes de abandonar à sua sorte bebés totalmente indefesos. Se não querem crias, esterilizem os vossos animais!

O propósito deste texto é ajudar todos aqueles que se venham a encontrar numa situação destas. Preparem-se para dormir muito pouco durante umas semaninhas, mas passando por uma experiência inesquecível e totalmente gratificante.

- Os gatinhos com apenas alguns dias de vida não conseguem regular a sua temperatura e não mamarão se não estiverem quentinhos. Para os aquecer, aconchegue-os bem numa manta, dentro de uma caixa ou bacia, e aproxime-os de uma botija de água quente. ATENÇÃO: Tenha cuidado com a temperatura da botija, pois podem morrer de calor! Verifique constantemente a temperatura do ninho.

- Num veterinário, compre leite próprio para gatinhos recém-nascidos (custa cerca de 15€ e dá para muito tempo) e siga cuidadosamente as instruções de preparação e os horários da amamentação. De preferência, utilize água engarrafada, pois a água da torneira pode causar prisão de ventre. ATENÇÃO: Se o leite estiver pouco quente os gatinhos não vão querê-lo, mas se estiver muito quente pode queimá-los. Teste a temperatura do leite na parte interior do seu antebraço.

- Muito cuidado com a posição de mamar. Os gatinhos devem estar ligeiramente levantados (ver foto), NUNCA deitados. ATENÇÃO: Não force a toma do leite, nem aperte a tetina para que os gatinhos comam, pois poderão aspirar leite para os pulmões, acabando por morrer.

- Depois de mamarem, a mãe dos gatinhos lambe-lhes o ânus e os genitais para lhes estimular a bexiga e os intestinos. A “mãe adoptiva” terá que imitar esse procedimento: molhe o ânus e os genitais dos gatinhos com algodão ou gaze humedecida em água morna durante algum tempo (cerca de 1 minuto). Massajar suavemente a barriguinha também ajuda. (É claro que com esta idade os gatinhos ainda não saberão utilizar o caixote, pelo que irão fazer xixi e cocó no ninho. É uma grande ajuda a parte de baixo do ninho ter uma toalha-fralda, que se pode comprar em qualquer hipermercado.) ATENÇÃO: Não exagere na massagem do ânus e genitais, pois podem “assar.” Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

- Se depois de mamarem, os gatinhos não adormecerem, leve-os para um sítio escuro ou tape-os com algo opaco. Não se esqueça de os manter quentinhos.

- Para limpar os gatinhos, utilize toalhitas húmidas para bebés (Dodot, etc.), de preferência não perfumadas para que não haja o risco de alergias. Seque-os cuidadosamente com um pano macio.

- À medida que os gatinhos vão crescendo deve precisar de alargar o orifício da tetina do biberão para que consigam comer melhor. No entanto, tenha o cuidado de não a abrir muito pois pode sair leite a mais e engasgá-los.

- Os meus gatinhos tiveram prisão de ventre. Para ultrapassar este problema, o veterinário aconselhou-me a dar-lhes comida húmida própria para gatinhos bebés, que lhes soltou os intestinos após 4 ou 5 refeições. No entanto, este tipo de comida pode causar diarreia e não é tão aconselhável como a comida seca (biscoitos). ATENÇÃO: Se um gatinho ficar 48h sem defecar leve-o IMEDIATAMENTE ao veterinário!

- Nas primeiras duas semanas de vida devemos interagir o mínimo possível com os gatinhos para que não entrem em stress e se “concentrem” apenas em crescer saudáveis. Devemos apenas alimentá-los, limpá-los e deixá-los dormir.

- No início da terceira semana, os gatinhos tornam-se mais sociáveis. Comece a interagir com eles, mas não exagere… Após a refeição, trate-lhes da higiene e, antes de dormirem, acaricie-os um pouco e deixe-os andar uns minutos à solta, mas sempre supervisionados. Se possível, “apresente-os” a outros gatos para que aprendam a comportar-se como felinos.

- Nesta altura, pode começar a ensiná-los a lamber o leite do prato e a comer uma pasta feita de leite e biscoitos próprios para esta idade. Depois de comerem a pasta, dê-lhes sempre leite para que não desidratem, visto ser esse o único líquido que ingerem. (Pode tentar dar-lhes água, mas não deve conseguir…) ATENÇÃO: Nunca dê leite de vaca, cabra, ovelha, etc. a um gato, seja qual for a sua idade!

- Depois de começarem a comer a pasta sozinhos, ponha-lhes à disposição biscoitos próprios para gatinhos e água. Quando começarem a comer os biscoitos tire-lhes a pasta. Se quiser, dê-lhes um pouco de leite para gatos. NOTA: Ponha-lhes a água num recipiente de vidro, pois o plástico tende a alterar o sabor da água fazendo com que os gatos bebam pouco.

- Quando os gatinhos tiverem 3 semanas, leve-os ao veterinário para que ele lhe diga quando lhes deve dar o desparasitante interno e tratar das MUITO IMPORTANTES vacinas.

- Se quiser dar algum dos gatinhos, poderá fazê-lo a partir da oitava semana.

Espero que este texto ajude todas as grandes pessoas que não desistem e tentam salvar a vida a inocentes. »

imagens de Gatos pretos

LINDOS!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nebelung

Originário da Rússia e parente do Russo de pêlo curto, o Nebelung é um gato de pêlo longo que em tempos esteve extinto. Os gatos russos de pêlo longo eram exibidos a par dos de pêlo curto há mais de cem anos. Contudo, talvez devido à popularidade do Azul Russo, a variedade de pêlo longo perdeu-se.

Em 1986, nos Estados Unidos da América, o gato fundador desta raça, Siegfried, foi cruzado com a irmã de pêlo longo  que produziu gatos azuis de pêlo longo.

A raça ficou baptizada de Nebelung que é a palavra alemã para criatura mística.

Apesar de ser reconhecida por alguns clubes de felinicultura, esta raça ainda aguarda aceitação internacional.

O Nebelung é praticamente um azul russo de pêlo longo. Só esta cor é permitida e tem também de ter o efeito sombreado a prateado que o seu parente. O corpo é esguio, mas não tubular. A cabeça tem um perfil recto e uma testa achatada. As orelhas são largas na base com as pontas arredondadas. Os olhos são vagamente ovais, do mesmo azul que o azul russo e espaçados. As patas são pequenas e arredondadas e a cauda é longa e felpuda.

O Nebelung é um gato calmo e algo evasivo. Gosta da sua independência e não reage mal a mudanças.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gatos e velhice



Na velhice dos gatos, além das doenças próprias, há mudanças que importa salientar. Contra a perda de massa muscular, convém estimulá-los com brincadeiras suaves e curtas. Situações de stress, como mudanças na rotina, são muito prejudiciais porque enfraquecem o sistema imunitário e aceleram o envelhecimento. De extrema importância é a alimentação: de qualidade, equilibrada e de acordo com a idade.

O gato idoso tende a negligenciar o pêlo. Assim é importante que, com muito jeitinho, se ‘dê uma mão’. O desgaste das unhas é, às vezes, igualmente ineficiente, originando o seu crescimento excessivo.

A diminuição da audição e visão podem levar a comportamentos receosos e, consequentemente, agressivos. Faça-se ouvir e ver bem para evitar ‘sustos’.

Como os humanos, também têm alterações de humor quando envelhecem, o que se traduz em maior irritabilidade, ciúmes de outros animais ou crianças e alguma dificuldade em deixar que lhe toquem.

Madalena Cambezes
in  semanário  Sol



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Jogos electrónicos para gatos


A indústria dos videojogos, que já estava disseminada pelo mundo, em crianças, jovens e adultos, decidiu agora focar-se nos gatos.
Aproveitando o ecrã táctil do iPad e iPhone, os gatos deverão tocar com as patas em animais virtuais, que se movimentam no dispositivo. Quando acertam numa imagem, ouve-se um som que indica que acertaram e o jogo recomeça.
Já existem no mercado vários jogos, como o Apps for Cats, Cat Toy ou Cat Game.
Vídeo de gatos a jogar Apps for Cats.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Treinar gatos


Os gatos não são treinados, educados ou disciplinados (como preferir) da mesma forma que os cães. Os cães formam uma hierarquia social, que o homem usa para adestrá-lo, tornando-se o seu chefe.

Os gatos formam grupos sociais apenas em caso de necessidade e esse grupo respeita territórios e não um chefe.

Portanto, de nada vale bater no seu gato ou usar outra punição física qualquer. Apenas o fará temê-lo. E daí não resulta qualquer vantagem para si.

Como os gatos detestam serem surpreendidos, use objectos que produzam barulho, como uma lata de refrigerante com algumas moedas dentro, sempre que o surpreender a fazer algo que não quer que ele faça. Mas a repreensão só funciona se for feita na hora em que ele está a ter o comportamento inadequado. Como é lógico, depois já não resulta, pois o gato é incapaz de associar os dois factos.

Outro método consiste em empurrar a cabeça do gato, com a palma da mão. Não bata, apenas empurre a cabeça com gentileza, mas dizendo um “não” firme.

Ter gatos é como ter crianças pequenas em casa. Mantenha objectos quebráveis ou perigosos longe do seu alcance, as estantes de livros devem ser estáveis e firmes, assim como prateleiras, etc.

Treine seu gato desde pequeno. É mais fácil que ele aprenda nessa idade o que pode e não pode fazer. Tome atenção que, por vezes, alguns comportamentos que são engraçados quando eles são gatinhos, deixam de o ser quando se tornam adultos, mas já é então um pouco tarde para ensiná-los.





sábado, 8 de janeiro de 2011

Gato americano prevê morte de doentes

Óscar é um gato de dois anos que tem a capacidade de prever a morte dos doentes. Segundo os médicos, quando Óscar visita os residentes do Centro de Reabilitação para Idosos de Providence, EUA, eles (os médicos) já sabem quem deve morrer nas próximas horas. O animal tem o hábito de se enrolar ao lado dos pacientes, durante as suas últimas horas de vida. Refira-se que em geral, são doentes em estado grave, que aparentemente nem sabem quem se aproxima deles.
   
Segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, o gato foi ao leito de mais de 25 residentes da clínica pouco antes de eles morrerem. Joan Teno, professora de saúde comunitária da Universidade Brown, que atende aos pacientes da clínica, afasta o cepticismo. "O gato parece sempre nas últimas duas horas de vida dos pacientes", garantiu.

Ela não acredita, porém, que o felino tenha faculdades paranormais. "É possível que haja uma explicação química", sugeriu, tentando explicar as fatídicas andanças do gato de pêlo cinza e branco, que passa a maior parte do tempo no terceiro andar, onde vivem os pacientes com problemas mentais.

Óscar, foi adoptado pela instituição e, segundo noticia a BBC online, costuma fazer rondas pelo edifício, tal como os médicos e os enfermeiros, mas não é especialmente amigável com os doentes.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Curiosidades sobre gatos



- Há cerca de 600 milhões de gatos domésticos em todo o mundo.

- O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.

- Os gatos possuem 32 músculos que controlam as suas orelhas. O gato pode girar as orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

- A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Os ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.

- Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz (quando jovens!).
 
- Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

- Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.

- O campo de visão de um gato é de 185 graus.

- O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem  possui entre 5 a 20 milhões.

- Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado 'Orgão de Jacobson'. É um analisador de odores e é por isso que as vezes os vemos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

- O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. São usados para medir distâncias.

- Os gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

- O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

- O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda erecta enquanto anda. A cauda também é demonstrativa do seu estado de humor.
 
- Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida a cuidarem da sua higiene.
 
- Os gatos adultos e sadios passam 15% da sua vida em sono profundo. Em sono leve, 50% da vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profundo para acordado e alerta, mais rápido do que  qualquer espécie.
 
- Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.

- O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que gire o corpo.

 - A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. O gato mais velho já registado viveu até os 36 anos.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O gato e as pulgas

Existem cerca de 1900 espécies de pulgas no mundo. No entanto somente uma preocupa a maior parte dos donos de animais: Felis Ctenocephalides, a pulga do gato. Esta é a pulga que nós encontramos nos nossos animais de estimação (gatos, cães, coelhos, e outras espécies) em 99,9% dos casos. A fim de  compreender como controlar os danos causados por este animal minúsculo, devemos aprender tudo que pudermos sobre ele.

Que tipo dos danos podem as pulgas causar?

Seria um erro grave pensar simplesmente na pulga como um incómodo. Uma infestação grave  por pulgas pode ser letal, especialmente nos mais novos. A pulga do gato não é de forma alguma selectiva sobre o seu anfitrião. As consequências que advém de uma infestação por  pulgas incluem entre outras a Dermatite alérgica da Pulga
(as pulgas não fazem com que os animais tenham comichão, a menos que haja  uma alergia à dentada da pulga, anemias e parasitoses)

A maioria de proprietários de animais de estimação não faz idéia de que as pulgas podem matar. Bastantes pulgas podem causar uma perda de sangue, lenta mas ainda perigosa para a vida do animal.

Este é especialmente  um problema para os gatos idosos aos quais são permitidos passeios no exterior e gatinhos pequenos. Estes animais não sabem fazer bem a sua higiene e estão frequentemente debilitados por outras doenças. A última coisa que um animal de estimação geriátrico  necessita é de uma infestação por pulgas. É especialmente  importante que estes animais estejam bem protegidos. 

Mitos sobre as pulgas:

O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque vive  dentro de casa.
(as pulgas prosperam bem nas temperaturas amenas das casas)

 
O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque se as tivesse estariam também a morder os donos e a sua família.
(Esta pulga prefere definitivamente não se alimentar do  sangue humano a menos que seja absolutamente necessário.   No geral, as pulgas consideram o sangue humano a última escolha e os seres humanos tendem a não ser mordidos a menos que os números da população da pulga sejam muito elevados.)

 
Nós não temos pulgas porque o chão é de madeira dura.
(as pulgas  reproduzem-se nas falhas entre  as placas do chão da madeira, ainda que 'dura'.)

 
O meu animal de estimação não pode ter pulgas porque eu as veria.
(Não pode esperar ver as pulgas  pois os animais através do lamber afastam-nas das zonas mais expostas . Às vezes tudo que nós vemos é a doença característica da pele.)

Fases do ciclo de vida da pulga:

Existem  quatro fases do ciclo de  vida da pulga e é importante saber quebrar estes ciclos.

O OVO em qualquer altura  representa  aproximadamente um terço   da população da pulga   A pulga fêmea adulta coloca até 40 ovos diariamente. Os ovos são colocados no anfitrião de onde  caem no meio ambiente. Os ovos incubam,  melhor em humidade elevada e nas temperaturas de 20 a 27 graus


As LARVAS  representam  57% das população de pulgas. As larvas são como as lagartas pequenas que rastejam em torno das pulgas, que estão  geralmente na sua vizinhança.


As PUPAS representam somente  8% da população, mas uma vez que geram  casulos são muito difíceis de eliminar. O casulo é pegajoso e esconde-se facilmente entre a poeira e a sujidade.


A PULGA adulta não  emerge automaticamente de seu casulo. Pode, manter-se lá até que detecte um hospedeiro próximo. As crisálidas maduras podem detectar as vibrações de um hospedeiro  detectando  o dióxido de carbono, e  certos  padrões do som e da luz. Na ocasião adequada, emerge do casulo, com fome e ansioso para encontrar um hospedeiro. Uma vez que o encontre, nunca sairá do mesmo por sua vontade e se separados, morrerá somente passadas algumas semanas sem uma refeição do sangue. A pulga fêmea começa a produzir ovos dentro de 24 a 48 horas após a sua primeira refeição de sangue e colocará ovos continuamente até que morra. A extensão de vida média da pulga (indivíduo adulto) é de 4 a 6 semanas.

Histórias infantis - O Gato das Botas

Era uma vez um moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens.

Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato.
O filho mais novo ficou muito triste porque o pai não tinha sido justo para com ele.

Mas, surpresa das surpresas, o gato começou a falar!
- Dá-me um saco e um par de botas.
O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas.
- Aqui estão meu amigo! disse ele.

O gato calçou as botas, pegou no saco e lá foi floresta fora. Como era muito esperto, não demorou muito a apanhar uma lebre bem gordinha, que a pôs dentro do saco.

Com o pesado saco às costas, o gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo:
- Majestade, venho da parte do meu amo o marquês de Carabás, trago-lhe esta linda lebre de presente.

O rei ficou muito impressionado e contente com aquela atitude e disse:
- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!

Daí em diante o gato repetiu aquele gesto várias vezes, levando vários presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do seu amo.

Um dia, diz o gato a seu amo:
- Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de tudo.

O gato esperou que a carruagem do rei passasse junto ao rio onde o seu amo tomava banho e pôs-se a gritar:
- Socorro! Socorro! O meu amo, o marquês de Carabás, está a afogar-se! Ajudem-no!

O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o marquês, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha, a princesa, na carruagem real.

O gato desata então a correr à frente da carruagem. Pela estrada fora, sempre que via alguém a trabalhar nos campos, pedia-lhes que dissessem que trabalhavam para o marquês de Carabás.

O rei estava cada vez mais impressionado!

O gato chega por fim ao castelo do gigante, onde todas as coisas eram grandes e magníficas.

O gato pede para ser recebido pelo gigante e pergunta-lhe:
- É verdade que consegues transformar-te num animal qualquer?
- É! disse o gigante.

Então o gato pede-lhe que se transforme num rato. E assim foi.

O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o rato e comeu-o.

O rei, a princesa e o marquês de Carabás chegam ao castelo do gigante, onde são recebidos pelo gato:
- Sejam bem vindos à propriedade do meu amo! diz o gato.

O rei nem queria acreditar no que os seus olhos viam:
- Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha, senhor marquês - diz o rei.

E foi assim que, graças ao seu gato, o filho de um moleiro casou com a princesa mais bela do reino.

- Qual a moral desta história?
Resposta: Um amigo leal e astuto vale mais que as riquezas