Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

sábado, 19 de fevereiro de 2011

American Bobtail

Este gato americano é raro fora dos Estados Unidos. Por volta de 1965, um casal de Americanos – os Sanders – em férias no Arizona perto de uma reserva índia, observaram um gatinho de aspecto selvagem que possuía uma cauda curta e erguida sobre o dorso. Adoptaram-no, baptizando-o de Yodie. Foi cruzado com Mishi, uma gata Siamesa. Um gatinho resultante deste acasalamento foi, posteriormente, cruzado com um gato creme, dando origem a esta raça. A principal característica do "bobtail", a sua cauda encurtada, resultou de uma mutação provocada por um gene dominante. Originalmente, o seu pêlo era curto. Com a introdução de Persas Colourpoint (Himalaias nos Estados Unidos), a pelagem passou a ser semi-longa. A raça foi reconhecida pela T.I.C.A. em 1989. O American Bobtail semi-longhair é a versão de pêlo comprido do American Bobtail, apresentando características idênticas.

Descrição
  • Cabeça: Larga com contornos arredondados. Fronte ligeiramente arredondada. Faces cheias e bastante desenvolvidas. Focinho quase tão largo como comprido. "Stop"" ligeiro. Nariz largo quase recto, apresentado uma ligeira curvatura entre os olhos. Queixo firme, forte, bem desenvolvido. Mandíbulas fortes.
  • Orelhas: De tamanho médio, largas na base, arredondadas na extremidade e apresentando, preferencialmente, um penacho tipo lince. Bastante espaçadas, posicionadas em estado de alerta e com o interior guarnecido de pêlos compridos.
  • Olhos: Grandes, largos, ovais, amendoados, ligeiramente oblíquos. Cor adaptada à pelagem.
  • Pescoço: Comprimento médio, bastante musculoso.
  • Corpo: De tamanho médio, atarracado. Peito largo. Dorso ligeiramente arqueado. Forte estrutura óssea. Musculatura forte.
  • Patas: De comprimento médio. As patas posteriores são ligeiramente mais compridas que as anteriores. Estrutura óssea e musculatura vigorosas. Pés grandes, redondos. Tufos de pêlo na região interdigital.
  • Cauda: Curta (de 2,5 a 10 cm), flexível, podendo apresentar-se em forma de nó ou enrolada. Bastante farta, com pêlos compridos, espessos e hirsutos.
  • Pelagem: Dupla, espessa, densa, de comprimento médio, bastante áspera, hirsuta. Sub-pêlo abundante. O pêlo é mais comprido na zona do colar e na cauda. São admitidas todas as cores são admitidas.
  • Defeito: Focinho demasiado curto. "Stop" muito acentuado. Cauda excessivamente comprida ou muito curta. Esqueleto muito fino. Pelagem demasiado sedosa, muito lisa. Desqualificação: cauda de tamanho normal ou ausência de cauda (2).
  • Carácter: Este gato é calmo, paciente e delicado. Meigo e muito ligado ao dono. Gosta da companhia dos seus congéneres e admite a presença dos cães. Não aprecia a solidão. É também um excelente caçador. Não atinge a maturidade antes dos 2 ou 3 anos de idade. Fácil manutenção.

Fonte: Enciclopédia Royal Canin

2 comentários:

  1. Meigo e muito ligado ao dono? Excelente porque o defeito que aponto aos gatos é a sua independência em relação ao dono. Dependem mais da casa do que do dono.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga!

    Andava eu por aí a pesquisar sobre o meu "Toquinho" e não é que descubro não só exactamente o que procuro como a amiga Blue Bird. WOW!!!
    Afinal o meu Toquinho não é um bichano qualquer, é um Bobtail (American or Japonese)???
    Isso ainda não apurei ao certo.

    Imagine que quem mo trouxe cá a casa o ia abandonar no monte... O meu lindo e doce Toquinho.
    O mais grave é que o seu único defeito era o rabinho curtinho e todo encaracolado em forma de rosca.

    Sabe amiga? reparei já que ele cresce muito pouco, parece uma ração anã.
    Li agora aqui, muito obrigada, que eles só atingem a maioridade aos cerca de 2 anos, o que me faz pensar que se calhar ele já tem idade para ser castrado.
    Vou levá-lo à veterinária.

    Se quiser, tenho montes de fotos dele... dou-lhas, se lhe interessam.

    É bom ter uma amiga que ama gatos.
    I'm crazy about cats.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody