Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os gatos devem ou não beber leite?

Nos filmes, os gatos adoram uma enorme taça de leite frio…e na vida real também!
Mas a verdade é que, e mesmo parecendo um contra senso, o leite pode fazer-nos mais mal do que bem! Descubra as indicações e contra-indicações do leite para gatos.

Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e para se desenvolverem rapidamente. Recheado de proteínas, gorduras e anticorpos essenciais para o seu crescimento (ai que saudades do leitinho da mamã!), não precisam de qualquer outro alimento até às quatro semanas de vida aproximadamente.

Não é aconselhável dar leite de vaca a um gatinho!
Mesmo que algo tenha acontecido à sua mãe – se ele foi abandonado ou é órfão (coitadinho!) – não deve consumir leite de vaca, mas sim um leite de substituição que pode ser encontrado nas lojas de animais. Em caso de dúvida, já sabe, consulte o Veterinário!

O leite de vaca tem uma constituição totalmente diferente do leite de gata e a intolerância ao mesmo é normalmente manifestada por volta dos três meses de vida. Se depois de algumas lambidelas refrescantes de leite humano verificar alguma indisposição digestiva (sim, maus odores e barulhos intestinais estranhos!), é oficial – o seu gato é lactose intolerante! E quem leite, diz os seus derivados…

A verdade é que quando chegamos à idade adulta, a maioria de nós felinos somos intolerantes ao leite de vaca, mais precisamente à lactose – o açúcar presente no leite – isto porque o nosso organismo não contém a enzima necessária para digerir a lactose.
O resultado?
Dores de barriga e diarreia! Enquanto bebemos sabe bem, porque é doce, mas depois – porque a digestão é inadequada e os níveis de bactéria do tracto digestivo inferior aumentam – arrependemo-nos! E de que maneira…meow…

Por outro lado, porém, o leite pode perfeitamente ser uma guloseima ocasional para os felinos, mas terá de comprar leite específico para gatos. Sim, existe! Não é maravilhoso? E não se preocupe, este é 100% seguro porque não contém lactose. Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr….

Para aqueles felinos (sortudos!) que não são intolerantes à lactose, pode dar-lhes, muito ocasionalmente, um pouco de leite de vaca – mas nunca substitua uma refeição ou água por leite! Como adoramos esse delicioso líquido branco, apenas utilize o leite como uma pequena guloseima, ou seja, só em ocasiões especiais e de longe a longe! Nós (e o nosso sistema digestivo!) agradecemos!

Lembre-se que o leite de vaca não deve integrar, de forma regular, a dieta do seu felino porque, e ao contrário do que acontece com os humanos, este não contém os nutrientes essenciais para uma alimentação saudável.
No fundo, o leite de vaca não tem qualquer valor nutricional para um gato (infelizmente é verdade!) e podemos passar uma vida inteira sem beber uma única gota! E não seremos menos felizes por causa disso, por isso, descanse, estamos óptimos!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Gatos e cães: amigos ou inimigos?

Frases como “parecem o cão e o gato” dão a ideia que os dois, juntos e a viver debaixo do mesmo tecto, não é uma boa ideia. Sim, é verdade que somos animais completamente distintos em termos de aspecto, hábitos e personalidades, no entanto, é possível vivermos em harmonia!
Eis algumas dicas para uma convivência pacífica entre felinos e caninos!
Se um gatinho e um cãozinho forem criados juntos desde muito novos, o mais certo é que aprendam a tolerarem-se logo desde o início e até podem crescer e serem grandes amigos, brincando e dormindo a sesta juntos.
No entanto, se o seu felino ou canino já for um elemento da família e à qual pretende juntar um cão ou gato novo, então algumas precauções especiais terão de ser tomadas para garantir que não hajam feridos, que a sua casa se mantenha intacta e que você não desista dos seus animais de estimação para o resto da vida!

Passo 1:
É certo e sabido que nós felinos podemos perfeitamente coexistir com um cão desde que tenhamos tempo suficiente para nos habituar à sua presença, ao seu odor, ao seu ladrar, às suas brincadeiras (por vezes muito agressivas para o meu gosto, mas adiante!), até porque nós não somos nenhum “gato-vai-com-todos”! Traduzido para linguagem de animais de estimação, isto quer dizer que a primeira introdução terá de ser feita com o gato e o cão ao mesmo nível – sim quero vê-lo olhos nos olhos!
Certifique-se que cada um de nós esteja no colo de um dos donos, porque isso dá-nos um sentido de segurança, fundamental para este primeiro encontro! Vamos tentar ser fortes (eu pelo menos vou!), mas se a dada altura sentir que um ou ambos está muito assustado ou agressivo, o melhor é retirar-me do local e tentar novamente mais tarde. Não force a situação, será pior a longo prazo!

Passo 2: Nunca deve juntar os dois e deixar que se apresentem sozinhos… não me responsabilizo pelo que possa acontecer! Para além das inevitáveis arranhadelas, mordidelas, sessões de bufar e de uivar ou (nem quero pensar!) lesões bem mais graves, uma interacção não supervisionada por adultos pode traumatizar-me para a vida e não só em relação aos cães!

Passo 3:
Por tudo aquilo que já leu até aqui, mais vale investir em várias sessões diárias, de alguns minutos cada, para nos familiarizarmos e até nos começarmos a sentir confortáveis na presença um do outro. Até lá, certifique-se que cada um tenha o seu próprio espaço e mantenha-nos confinados a esses locais da casa durante os primeiros dias (com visitas regulares vossas claro!).
No meu caso, vou poder habituar-me ao som e aos cheiros do meu colega e em segurança! Depois desse curto “sequestro” (não se preocupe, eu compreendo, é para o meu bem!), coloque a trela no cão e abra a porta do local onde eu tenho estado. Deixe-nos observar um ao outro, mas nada de correrias ou brincadeiras.
Sempre que o cão começar a exaltar-se, ordene-o para se “sentar” e estar “quieto” – é mais fácil para nós felinos nos habituarmos à presença de um cão se este estiver tranquilo. Se nos portarmos bem (mesmo que eu fique a observá-lo escondido debaixo da cama!), pode e deve recompensar-nos com elogios e/ou uma guloseima.

Passo 4:
Segue-se uma troca de lugares, ou seja, confine o cão durante algum tempo ao quarto onde eu tenho estado e deixe-me explorar o resto da casa. Assim, o cão vai poder familiarizar-se melhor com o meu cheiro e eu vou poder espalhar o meu eau de perfume pelas zonas aonde ainda não esteve.  

Passo 5:
Durante as próximas semanas comece a juntar-nos no mesmo espaço, mas mantenha o cão na trela sempre que estiver na minha presença e certifique-se que eu tenha sempre uma rota de fuga, em caso de necessidade! Enquanto estivermos juntos na mesma divisão, chame o cão para fazer alguns exercícios de treino, com direito a guloseima e tudo (estão a ver como quero ser amigo dele!).

Passo 6:
Volte a confinar-me ao quarto, repetindo o passo 5 até o cão prestar mais atenção a si do que a mim, ou seja, até ele obedecer ao dono mesmo comigo próximo dele. Mantenha-o sempre com a trela e observe-o. Se o cão focar a sua atenção em mim ou dirigir-se na minha direcção, chame-o a atenção, ordenando-o a vir até si ou para se “sentar” ou dê-lhe um brinquedo para distrai-lo. Quando conseguir isto, estará pronto para o passo seguinte.  
Passo 7: Peça a alguém para segurar no cão ou colocar-lhe a trela e entre na divisão comigo no seu colo: não desafie o cão, não me assuste a mim, apenas mostre ao seu canino que eu também sou seu! Insista nas sessões de familiarização (sempre supervisionadas!), deixando-nos aproximar, afastar e cheirar…mas sem nunca forçar! Antes pelo contrário, recompense-nos sempre que nos portarmos bem na companhia do outro. A sério que funciona, não é só por causa das guloseimas!

Passo 8: 
 Vá aumentando o tempo que cão e gato passam juntos, mantendo o cão na sua trela até ao dia em que eu, ao entrar na sala onde ele se encontra, não o distraio, nem provoco qualquer reacção. Mesmo assim, mantenha-nos debaixo de olho e atento aos diferentes sinais que emitimos e que por vezes podem ser mal-interpretados: um cão que se deita de costas está a render-se ou a desafiar uma sessão de brincadeira; nós felinos quando estamos de costas não é bom sinal – estamos em estado defensivo e prontos para arranhar e morder se for preciso, por isso, saem da frente!
Se um cão estiver à minha volta a ladrar, não se preocupe…preocupe-se se ele estiver silencioso e a aproximar-se lentamente! Vou fugir! E por falar em fugir… mais vale manter-nos separados do que proporcionar uma “caça ao gato” e depois não permiti-la!
Por mais meigo que seja um cãozinho, se ele vir algo peludo a passar por ele a correr no sentido contrário, ele vai atrás com o objectivo de “atacar”! Faz parte do instinto canino. Ora, se ele for travado, ficará frustrado, o que pode fazer aumentar a sua agressividade para comigo! E não queremos isso, pois não? Meowwww….

Passo 9:
Não desista e tenha muita paciência! Domesticar-nos para viver em harmonia pode demorar dias, semanas ou até meses, mas valerá a pena quando nos vir aos dois enroscados a dormir a sesta! Mas se não chegarmos a viver esses momentos de grande amizade não fique triste, nós não ficamos!
O que interessa é vivermos em harmonia e não em guerra! Vai perceber por si só a altura em que pode deixar-nos sozinhos e sem correr perigo de vida: o cão já nem se cansa para me aborrecer e eu já não me escondo debaixo da cama e estou perfeitamente à vontade onde quer que ele esteja. Mas, só quero deixar uma coisa muito clara – os cães não sabem brincar!
São uns verdadeiros brutos, mas enfim… nós damos um desconto! Não podemos ser todos perfeitos, pois não?
A relação cão-gato é muito simples: primeiro rejeitamos, depois toleramos e no fim procuramos! Prrrrrrrrrrrrrr…..

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Então, como foi o teu dia? Deixa-me adivinhar...

Primeiro, foi difícil sair da cama

Acordaste com torcicolo


Tomaste banho mas não conseguiste dar um jeito no cabelo



A tua nova dieta parece quenão resulta muito bem



Tiveste uma  distensão muscular ao fazer exercício



O teu chapéu novo parecia bem melhor quando o experimentaste na loja


Esqueceste onde colocaste teu ratinho de brinquedo



Aquele vizinho chato apareceu



Apanhaste chuva na hora do almoço



E o almoço não te caiu muito bem



Sentiste-te preso numa armadilha


Visitas inesperadas apareceram para o jantar


No fim da noite estiveste com enjôo


E finalmente estavas em casa e ouviste barulhos estranhos


OK, TALVEZ AMANHÃ TENHAS UM DIA MELHOR!!

sábado, 24 de abril de 2010

Frases

"Devo aos gatos o poder da honrosa dissimulação, um grande autocontrole, e a instintiva aversão por ruídos e a necessidade de me calar durante largos períodos.''
(Collete )

“Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida.”
(Anatole France)
“Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade.”
(Leonado Da Vinci)
“O menor dos felinos é uma obra prima.”
(Leonado Da Vinci)
 

“Eu estudei muitos filósofos e muitos gatos. A sabedoria dos gatos é infinitamente superior.”
(Hippolyte Taine)
“Os gatos são amorais e imorais, quebrando deliberadamente as regras. Sua "maldade" parece não ser uma projecção da humana: o gato talvez seja o único animal que saboreia a perversidade ou reflecte sobre ela.”
(Camille Paglia)
“Duas coisas me admiram: a inteligência das bestas e a bestialidade do Homem.”
(Flora Tristan)
"De todas as criaturas de Deus, somente uma não pode ser castigada. Essa é o gato. Se fosse possível cruzar o homem com o gato, melhoraria o homem, mas pioraria o gato."
( Mark Twain ) 


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Manias felinas

Adoram lamber, mastigar e muitas vezes comer plásticos, o que se torna perigoso principalmente quando engolem o plástico.

Adoram azeitonas e a água onde estas se guardam.

Adoram o cheiro da lixívia, um chão lavado com lixívia é delicioso para eles se deitarem e roçarem.

Adoram chá, não para beber mas para cheirar e se colocarmos as folhinhas do chá no chão eles adoram roçar-se nelas, em especial lúcia-lima e valeriana.

Adoram comer pinhões... parece que estão a comer pastilhas.

Odeiam laranjas e limões, especialmente o cheiro das cascas. As laranjas são uma excelente forma de dissuadirmos um gato de fazer algo.


Detestam água, tomar banho é sempre um suplício para um gato ....embora haja excepções.

Odeiam perfumes. É outra forma de dissuadirmos um gato de fazer algo, castigando-o com um borrifo de perfume ou água.

Não gostam de portas, já deve ter reparado que quando está em casa e fecha a porta de um quarto, que costuma estar sempre aberta, o seu gato de repente fica extremamente interessado no quarto, põe-se a porta, raspa e insiste em entrar no quarto que antes nem ligava muito, acontece que as portas representam um obstáculo à vida normal do gato.

domingo, 18 de abril de 2010

Curiosidades Felinas

Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.

Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

Os gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelhas. Ele pode girar as suas orelhas independentemente a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães.
Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

Um gato vê 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para ver.
Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde.
Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.

O campo de visão de um gato é de 185 graus. . Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.

Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum".

A luz, após absorção, é reflectida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.

Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
Demora cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias.
O homem possui entre 5 a 20 milhões

Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson.
É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4.Os seus bigodes são usados para medir distâncias.

Os gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.


Os gatos andam na ponta dos dedos.

As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente eléctrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.

O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h

Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.

O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda erecta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.

Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.

Os gatos esfregam o rosto em objectos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.

As fêmeas esfregam o corpo nos machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores.
É uma deferência e um pedido de amizade.

O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.
Existem cerca de 100 raças de gatos.

Os gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

O gato treme quando sente muita dor.

O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.

Os gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao facto dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando. · Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado.
Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.

Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura. . O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.

A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registo, até hoje.

Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

TESTE- O seu gato é um Einstein ?

1. Tem sede e a água da tigela dele não está fresca:

a) Bebe as gotas de água que pingam da torneira
b) Espera sentado ao lado
c) Não faz nada

2. A bola com que ele está a brincar rola e desaparece debaixo do sofá:

a) Tenta recupera-la com a pata, mas desiste
b) Calcula a distância, dá a volta ao sofá e recupera-a do outro lado
c) Mia para que alguém o ajude

3. Chega a casa carregado de sacos das compras:

a) Cheira-os sem grande interesse
b) Continua a dormir
c) Acompanha-o a desembrulhar e cheira tudo

4. Quando ele o vê a comer:

a) Dorme
b) Esfrega-se nas suas pernas ou mia a pedir comida
c) Salta para cima da mesa e tentar comer

5. Para que lhe abram a porta:

a) Arranha-a obstinadamente
b) Mia sem descanso
c) Abre-a saltando sobre a maçaneta
d) Senta-se e espera

6. Se o proíbe de entrar numa divisão da casa fechando a porta, mas um dia ele apanha a porta aberta:

a) Entra sem vacilar
b) Fica na o ombreira da porta a olhar para todos os lados e entra às escondidas
c) Não faz nada

7. As relações dele com o locais onde existe comida ( ex: frigorífico) são:

a) Normais: olha quando a porta está aberta
b) Apaixonadas: teve que inventar o sistema para o impedir de lá chegar
c) Indiferente: a ração está noutro sitio

RESULTADOS
1. A=3, B=2, C=1
2. A=2, B=3, C=1
3. A=2, B=1, C=3
4. A=1, B=2, C=3
5. A=3, B=2, C=4, D=1
6. A=2, B=3, C=1
7. A=2, B=3, C=1

PONTUAÇÃO
Entre 0 e 10 pontos: à partida, ele não vai inventar a pólvora, mas certamente sabe o que faz.
Entre 10 e 20 pontos: tem boa disposição e, se se interessar um pouco mais por ele, pode tornar-se mais esperto.
Entre 20 e 30 pontos: é um sobredotado. Estudou as astucias que tornam a vida mais fácil e integrou-se bem no mundo dos humanos.