Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Gato


Dois sentidos o protegem:
seus ouvidos de radar,
seus olhos de escuridão.
O mundo é uma passarela
e uma guerra provocada.
Incapaz de cativeiro,
a elegância natural
repele doma e domínio.
Preceitos: a liberdade
e um amor insubornável.
Com sete vidas o gato
confirma a ressurreição.
Cada vez que morre,o gato
vira tigre, mais selvagem.                                       
  Izacyl Guimarães Ferreira

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal


Para todos que gostam de animais e gatos particularmente, desejo Um Feliz Natal! 

Infelizmente nestes dias tão frios não deixo de lembrar os animais que vivem na rua, abandonados, com fome, com frio, cabe a todos nós tudo fazer para amenizar tamanho sofrimento.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Educação e comportamento


Para iniciar uma relação com o seu gato, deve começar por acaricia-lo, dar-lhe muita atenção e muito mimo, para que  se sinta bem em casa e tenha uma relação de amizade para consigo.

Se atribuir rapidamente um nome ao gato, e chama-lo bastantes vezes por esse nome, é muito provável que ele se reconheça quando o ouvir chamar. Os nomes preferidos dos gatos têm que ter duas silabas contendo as vogais "a", "i" e "o"

No entanto, nunca tente educar um gato como se educa um cão. É escusado. Os gatos associam os seus actos à experiência adquirida, ou seja, se associarem um acontecimento positivo a um acto, vão repeti-lo. Mas se o acontecimento for negativo, o gato vai evita-lo.

Deste modo, para ensinar o seu gato, nunca o castigue "depois". Ou é na precisa altura da asneira, ou o gato não compreende porque esta a castiga-lo. Uma coisa muito importante é nunca bater com jornal. Algumas pessoas recomendam, mas nunca deve ser feito, porque o gato não se deve aperceber que foi sancionado por si... deve associar o seu acto a um acontecimento negativo. Por exemplo, se o gato esta a arranhar o sofá, atire chaves ou abane uma corrente de ferro (sem nunca o atingir), ou então bata palmas com força, que o gato assusta-se e vai desabituar-se de fazer aquilo. Também pode borrifa-lo com água, uma vez que os gatos são hidrofóbicos (com excepções, se o seu gato gosta de tomar banho, este castigo não funcionará).

Se o gato vir que é você que o castiga, vai afastar-se de si, mas não vai reconhecer mal nenhum em arranhar o sofá...
Brincar
Gato a brincar
Os gatos adoram brincar com objectos móveis. Bolas de ping-pong, rolhas, bolas de papel e novelos são os brinquedos preferidos. Nas lojas também existem ratos de peluche que se movem sozinhos, patinhos de borracha, entre outros. Brincar com o gato é muito importante para ele se exercitar, e também para se habituar a si.
Higiene
Gatos a mimarem-se
O gato é um animal extremamente limpo.
Se o seu gato está a fazer as necessidades fora da caixa, algum problema existe. Pode ter comprado a areia errada, pode o gato estar doente, pode estar perturbado pela chegada de um outro animal, pode estar perturbado com a saída ou entrada de uma pessoa na família, etc. Deve consultar o veterinário para despistar problemas de saúde.
Pode levar o gato imediatamente após ter feito fora do sitio, à caixa própria para lhe mostrar que é ali que tem que fazer. Também pode acontecer que o gato se tenha assustado e por isso tenha feito fora do sitio, por isso, se não se repetir, não deve ficar chateado com o gato.
Gatos agressivos
Gatos agressivos
Um gato pode-se tornar agressivo se sentir ciúmes, ou se compreender uma atitude sua como agressiva para ele. Se o gato não quiser mais carinho e não conseguir sair do seu colo, vai tentar fugir de qualquer maneira.
Também se o gato tem um aborrecimento diário e uma falta de movimento, vai acumulando energia que a qualquer momento vai "explodir". Quando isto acontece, pode ocorrer que dois gatos que estejam a brincar passem a uma briga longa, tudo porque o ambiente em casa é monótono e eles tem que gastar essa energia acumulada!
Medo das pessoas
Gato amedrontado
Más experiências passadas, como os maus tratos, levam a que o gato nunca se sinta bem na presença de seres humanos. Por vezes ganham mesmo traumas, e nunca serão gatos que gostem de ser acariciados, pegados ao colo, nem nada que envolva contacto directo com as pessoas.
Assim que sentem passos, fogem e escondem-se.

Também há os gatos que não tem trauma nenhum, mas são muito tímidos. Neste caso, vai procurar esconderijos. Não deve obrigar o gato a sair do esconderijo, se alguém tem que tomar a iniciativa de uma aproximação, tem que ser o gato, pois caso contrário será sem sucesso! Deixe o gato ver que não há perigo e que você é uma pessoa agradável e silenciosa.

Carlos Gandra para o Mundo dos Animais, 2006

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Curiosidades sobre gatos...




Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.
Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Não sei




Mora um gato num segredo que ainda não contei
em nenhuma história.
Mora.
Espera sossegado
umas vezes a dormir, outras acordado,
que eu me lembre dele
e o pinte
como me apetecer
e diga sobre ele o que eu quiser dizer.

Não sei se é bom ser gato à espera
de ser contado
numa história qualquer
em qualquer dia
onde lhe
escolherei cenário e companhia
(sem poder decidir a cor com que quer ser
pintado).

Não sei.
(Mas preciso de ti à minha espera
gato que ainda não inventei.)
 
 Teresa Martinho Marques

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gato ao piano




Eu escrevo
ele descreve
piruetas
carvão e neve
E quando encontro a rima
Lá vem o danado
em cima do meu teclado
Insistiu tanto o bichano
que conseguiu o que queria:
ser minha própria poesia!

Luiza Aparecida Mendo