Páginas

MEU CONTACTO(responderei sempre)

sotepeco5minutos@gmail.com

sábado, 17 de outubro de 2009

Significado da palavra Gato



Designação comum dos mamíferos carnívoros da família dos Felídeos que em sentido restrito abrange numerosas espécies distribuídas por várias regiões do mundo, nas quais se encontram as que originaram o gato doméstico.
O gato selvagem ou gato montês (Felis silvestris) é um dos dois pequenos felídeos europeus no estado selvagem. O seu habitat está limitado aos escassos bosques de coníferas ou caducifólias da Europa e da Ásia. O gato selvagem com a sua pele listrada de amarelo e cinzento, a sua cauda curta assemelha-se a um gato doméstico de grandes dimensões. Como os restantes felinos, é um animal com hábitos nocturnos. O seu tamanho oscila entre os 50 e 80 centímetros de comprimento para um peso que não ultrapassa 8 quilos.
Os gatos possuem excelente visão nocturna (existe nos olhos dos felinos uma camada de células, denominada tapetum lucidum - "tapete brilhante" - que reflecte a luz para a retina permitindo aos animais verem objectos no escuro) e hábitos próprios de um caçador como aptidão para fazer atalaia, saltar e trepar. A sua língua é áspera, possuem bigodes ou vibrissas sensíveis e garras retracteis. A gata ao fim de nove meses está sexualmente madura, tem uma gestação de oito a dez semanas que origina de 2 a 6 juvenis. A longevidade dos gatos pode atingir os 12 a 15 anos.


Texto retirado de:

http://www.eb1-cabecais.rcts.pt/terra.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por gostares de gatos :)
Todos os comentários são muito importantes para mim.
Ron-rons da Moody